Por pbagora.com.br

Corda bamba: manutenção de Fulgêncio na secretaria de Saúde vira incerta

 

Considerado um coringa na gestão Luciano Cartaxo (PSD), o secretário de Saúde da prefeitura de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio segue com futuro incerto na gestão.

Órfão de padrinho político, e tendo apenas a amizade do prefeito Luciano Cartaxo como trunfo, o auxiliar segue na corda bamba e após comer o peru de Natal ostentando a qualidade de titular de pasta, não sabe se também passará os festejos de final de ano na mesma posição.

Informações de bastidores dão conta que Cartaxo e Fulgêncio ainda não conversaram abertamente sobre o tema, mas a possível permanência na titularidade da Secretaria de Saúde já está sendo colocada no campo das “impossibilidades”.

A pasta que o auxiliar ocupa é uma das mais cobiçadas da administração municipal, principalmente pelo contato direto com a população, o que contribui para dividendos políticos para qualquer agente público que deseja se manter na política.

O nome do deputado Manoel Júnior (PMDB) chegou a ser cotado para o posto, mas ele já descartou. A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) já deu declarações de que considera o atual secretário incompetente e não colabora com sua permanência na função

Nesta quarta-feira (28) o secretário estará, ao lado do prefeito, na inauguração do funcionamento da UPA de Cruz das Armas e a expectativa é que essa possa ser a última solenidade de Fulgêncio como secretário.

 

 A UPA

 

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugura nesta quarta-feira (28), às 10h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas. A obra teve um investimento total de 6,2 milhões e beneficiará aproximadamente 200 mil pessoas da zona Oeste da Capital, ampliando e qualificando o atendimento de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde.

Para o secretário de Saúde do município, Adalberto Fulgêncio, o novo equipamento é mais uma unidade essencial para a rede de urgência e emergência. “É um centro que organiza os atendimentos dos serviços de saúde, realizando o atendimento pré-hospitalar e fazendo os encaminhamentos necessários dos pacientes”, afirmou.

A unidade deverá atender aproximadamente 250 pessoas ao dia em urgências clínica e pediátrica 24h, realizando exames laboratoriais e radiológicos. Para isso, terá uma equipe formada por médicos clínicos gerais e pediatras, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, maqueiros, recepcionistas, auxiliares administrativos e serviços gerais.

“É a terceira de um todo de cinco unidades de pronto atendimento na Capital que, juntas, estarão preparadas para atender um total de um milhão de pessoas”, destacou o secretário de Saúde.

Assim como nas outras UPAs já em funcionamento na Capital – nos bairros de Manaíra e Valentina Figueiredo, o trabalho desenvolvido na unidade de Cruz das Armas será articulado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), rede hospitalar e Unidades de Saúde da Família (USF). O sistema de acolhimento será realizado por enfermeiros e se baseia na classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

Estrutura – Com uma área de 2,5 mil metros quadrados, a UPA Augusto Almeida Filho contará com 14 leitos, sendo três de sala vermelha (para pacientes em estado grave), seis de sala amarela (cuidados intermediários), três de pediatria e dois de isolamento.

A estrutura ainda é composta por seis consultórios, sendo quatro para médicos clínicos e dois pediátricos; salas para classificação de risco, raio x, medicação e inalação; laboratório de análises clínicas, farmácia, central de material e esterilização, almoxarifado e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Profissionais selecionados – A PMJP convocou, ao todo, 280 profissionais de nível médio e superior que passaram por um processo seletivo simplificado, iniciado em junho deste ano para trabalhar na UPA de Cruz das Armas. A equipe está passando por um treinamento nas outras UPAs, tudo acompanhado por profissionais dos serviços de urgência e emergência, para iniciar os trabalhos nesta quarta-feira.

UPAs – Em agosto de 2014, foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá, no bairro Valentina Figueiredo. A população de João Pessoa conta ainda com a UPA Oceania, localizada em Manaíra.

A nova unidade está localizada na Avenida Cruz das Armas, s/n, esquina com a Rua Ladeira da Graça, no Bairro de Cruz das Armas.
 

 

 

 

PB Agora

Notícias relacionadas

Efraim Filho já conta com apoio de 80 prefeitos e fortalece base na busca pelo Senado

Em entrevista, o deputado federal Efraim Filho revelou que já conta com o apoio de 80 dos 223 prefeitos da Paraíba na busca pela disputa por uma vaga no Senado…

Opinião: Cícero embarca só na reeleição de João ou leva os Ribeiros e o partido?

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), já teria manifestado incondicional apoio à reeleição do governador João Azevedo (Cidadania). Pelo menos foi o que revelou, com absoluta exclusividade, o…