Não sou contra a PEC que aumenta o número de vereadores, mas convenhamos, a classe não se esforça muito para justificar sua aprovação. No interior, em várias cidades, as sessões são raras e improdutivas. E mesmo na Capital, nem sempre a produtividade corresponde à expectativa dos eleitores.
Vez por outra a imprensa publica matéria sobre a quase inexistência de sessões em Câmaras do interior. Em um mês de muitos feriados, corre-se o risco de simplesmente não haver qualquer debate.
Aliás, há tantos debates inócuos…! O das prostitutas, por exemplo. Não deu em nada, como também não dão em nada muitas outras discussões travadas em plenário. Aumentar o número de parlamentares pra quê?
Há os que dizem que é uma questão de representatividade. Que há uma desproporcionalidade entre o número de vereadores e o de habitantes. Pode ser. Mas a maior desproporcionalidade pode estar entre a expectativa da população e a efetiva produção parlamentar que resulte em melhorias na qualidade de vida das famílias. As energias, muitas vezes, estão voltadas para a formação da bancada dos prefeitos de plantão, que só governam com maioria. Exagero?
Tomara que eu esteja errada. No final do ano, a imprensa sempre faz um balanço da produção – quem fez o quê, pra quê e por que. Assim veremos, sem resvalar para a análise precipitada, o que de fato fizeram nossos vereadores – da capital, de Campina Grande e do restante do interior.
Eu estarei de olho.
Como disse no início, não jogo pedras na PEC. Mas também (ainda) não estou convencida de sua necessidade a ponto de levantar bandeiras. Para isso, eu precisaria ficar convencida de que a PEC é, no final das contas, para o bem da população.
Resumindo: não sou contra nem a favor. Muito pelo contrário.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governo dos Estados Unidos retirou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes…
Um reservatório de água localizado no bairro Açude, em Santa Rita, na Grande João Pessoa,…
Procurados da Justiça por tráfico de drogas, roubo, estupro, posse ilegal de arma e lesão…
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros…
Um homem foi assassinado na madrugada desta sexta-feira (12) no bairro de Gramame, em João…
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Transparência, com o objetivo de apurar…