O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta sexta-feira (30) sua satisfação com o acordo obtido para superar a crise política em Honduras, e declarou seu desejo de que o presidente deposto, Manuel Zelaya, “presida as próximas eleições” no país.
“Esperamos que o Congresso restitua Zelaya e que ele presida as próximas eleições”, disse Lula em um discurso durante a assinatura de acordos com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, na cidade de El Tigre, 320 km a sudeste de Caracas.
“Esperamos que isto sirva de aprendizado para os amantes da democracia na América Latina”, destacou Lula, ao assinalar que o chanceler Celso Amorim já entrou em contato com Zelaya para manifestar a satisfação do Brasil “com o acordo obtido”.
O presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, aceitou nesta quinta-feira a restituição de Zelaya, desde que a medida passe pelo Congresso, que consultará a Suprema Corte de Justiça.
Zelaya foi derrubado por um golpe de Estado no dia 28 de junho, e desde 21 de setembro está refugiado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa.
G1
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Câmara Municipal de Cabedelo realizou na tarde desta segunda-feira (15) sessão solene para dar…
Aliado do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa, o deputado estadual Felipe…
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) divulgou, nesta segunda-feira (15), os gabaritos preliminares das provas…
O Detran da Paraíba emitiu a primeira Carteira Nacional de Habilitação, em todo o território…
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) confirmou, nesta segunda-feira (15), a cassação dos mandatos…
O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (15), durante o programa Conversa com o Governador,…