A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal (CDHM), presidida pelo deputado Luiz Couto (PT-PB), estará representada no ato público de inauguração do Centro de Cidadania Manoel Mattos, que acontece nesta sexta-feira (20), às 13h30, no município de Itambé (PE).

A proposta, que culminou na decisão de enviar uma representação oficial àquela cidade, foi dos deputados Luiz Couto e Pedro Wilson (PT-GO) que formalizaram, conjuntamente, o pedido à comissão.

Couto informa que o centro, localizado numa área que faz fronteira com a Paraíba, terá uma atuação voltada para a defesa dos direitos humanos e deverá funcionar no imóvel onde residiu Manoel Bezerra de Mattos até o dia do seu assassinato, ocorrido em 24 de janeiro último, na praia de Pitimbu (PB).

“A inauguração desse centro será um marco da coesão de diferentes instituições no esforço para desarticular definitivamente o grupo de extermínio que mantém base na região”, ressalta o parlamentar paraibano, acrescentando que esse esquema tem a participação de policiais, ex-policiais, políticos e empresários.

Luiz Couto esclarece que depois do ato inaugural, os integrantes da delegação da CDHM terão uma audiência com o governador do Estado de Pernambuco e com outras autoridades, com o objetivo de reforçar as articulações para o combate ao crime organizado, à desarticulação de grupo de extermínio e a proteção de defensores de direitos humanos.

Manoel Mattos teve a vida ceifada por haver denunciado o crime organizado. Ele era advogado, vice-presidente estadual do PT (PE) e assessor do deputado federal Fernando Ferro. Foi um dos principais colaboradores da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados que investigou, em 2005, os grupos de extermínio no Nordeste. Outras testemunhas dessa CPI foram também eliminadas. Entre os que continuam sendo ameaçados de morte por esses grupos está o deputado Luiz Couto.
 

 

 

Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Vereador do MDB/PB solicita renúncia de mandato e abre vaga para suplente

O vereador situacionista Sérgio Leal, do MDB da cidade de Tacima, no Agreste paraibano, protocolou na última quarta-feira (1º), um ofício com renúncia do cargo, faltando pouco mais de seis…

Ludgério frustra planos de Bruno e avisa que continua como pré-candidato do PSD à PMCG

Contrariando o que disse ontem (02), o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, de que o partido já tem definido a pré-candidatura do ex-deputado estadual Bruno Cunha a prefeitura de…