Categorias: Política

José Maranhão aproveita o feriado prolongado e só deve falar oficialmente amanhã

PUBLICIDADE

Governistas só se pronunciam amanhã

O respaldo do feriadão de Finados cai como luva para que o governador José Maranhão (PMDB) prolongue oficialmente o silêncio até o primeiro pronunciamento pós-eleitoral previsto para a tarde de amanhã no Palácio da Redenção. Ontem, um dia após a derrota nas urnas, o bloco governista se manteve fechado em copas: Da coordenação política aos assessores administrativos, a orientação foi segurar qualquer informação até a realização da coletiva que deve contar com as presenças dos aliados políticos e coordenadores de campanha Manoel Júnior (PMDB), Wilson Santiago (PMDB) e Wellington Roberto (PR).

Na pauta, além do discurso direto aos paraibanos e dos agradecimentos renovados ao eleitorado, Maranhão deve explorar temas como a apresentação das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) movidas pela coligação Paraíba Unida, encabeçada pelo PMDB no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As ações contra o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) prometem incrementar ainda maiso terceiro turno da disputa na esfera judicial eleitoral que já mantém pendências nos casos dos barrados pela Lei Ficha Limpa.

A última ação deu entrada no TRE no último dia 31, e os seus advogados alegam suposto abuso de poder econômico e político pelo uso do programa de microcrédito da Prefeitura de João Pessoa, o Empreender JP. As anteriores acusam a distribuição de brindes em uma festa infantil, realizada no Dia das Crianças. Há ainda a previsão de que, ainda nesta primeira coletiva, Maranhão contemple a formação da Comissão de Transição de Governo, já solicitada por Ricardo.

Maranhão deve trabalhar com a previsão de verba e coordenadorias técnicas e políticas para a equipe de transição. O intento governista é de tranquilizar a população em torno de supostos abusos econômicos que inviabilizariam a nova gestão. A comissão atua até 31 de dezembro, véspera da posse de Ricardo, e vai preparar o caminho para o início do governo que anunciou mudanças estratégicas para restruturação da economia da PB.

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), passou a segunda-feira em casa, com a família, e preferiu não comentar o resultado das eleições. O mesmo aconteceu com o senador eleito Vital do Rego Filho (PMDB). Por meio de sua assessoria, Vitalzinho informou que, nos próximos dias, irá falar com a imprensa.

Já Wilson Santiago concedeu entrevista a uma emissora de rádio da capital e afirmou que respeita a vontade dos paraibanos. Além disso, ele disse que não pretende obstacular o governo de Ricardo e que contribuirá com o socialista no Congresso Nacional. "Vamos continuar defendendo os interesses da Paraíba", garantiu o parlamentar.

 

Diário da Borborema

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024