Categorias: Política

Jobim e Côrtes são da cota pessoal de Dilma, diz Temer

PUBLICIDADE

Jobim e Côrtes são da cota pessoal de Dilma, diz Temer

Para vice-presidente, indicados não são da cota do PMDB.Partido quer ocupar cinco ministérios, afirma Temer.
 

O vice-presidente eleito e presidente do PMDB, Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira (1) que as eventuais nomeações de Nelson Jobim para o ministério da Defesa e de Sérgio Côrtes para a pasta da Saúde são da cota pessoal da presidente eleita Dilma Rousseff e não entram na conta do espaço do PMDB.

O partido, segundo Temer, pleiteia ocupar outros cinco ministérios no próximo governo. Depois de terem visitado Dilma na terça-feira (30), Temer, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), se reuniram novamente nesta quarta-feira.

Temer disse ter ouvido do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), a definição de que Côrtes entrou na cota pessoal de Dilma. Foi por isso que o governador não teria procurado o partido para fazer a indicação.

"Ele (Cabral) me disse: Temer, eu não procurei ninguém porque foi na cota pessoal, ela me chamou, disse que queria um técnico, disse que aprecia muito o trabalho do Sérgio Côrtes, que queria um técnico e que entrou na cota pessoal dela. Assim como entrou naturalmente a Defesa, que entrou na cota pessoal da presidente. O PMDB está tranquilo com isso", afirmou Temer.

O vice-presidente eleito afirmou que seu partido deseja ocupar outros cinco ministérios no governo Dilma. "O partido está pleiteando cinco, que é mais ou menos o que existe hoje". Segundo Temer, dois ministérios seriam indicados pela bancada do PMDB na Câmara, dois pela bancada do Senado e o quinto seria indicação do próprio vice eleito. "Seriam duas indicações da Câmara, duas indicações para o Senado e se houver cota pessoal minha eu indico".

Ele ressaltou que cabe a Dilma bater o martelo sobre a distribuição dos cargos e defendeu calma para a definição. "Estamos conversando com a presidente Dilma e ajustando essas questões e nós temos que fazer isso com muita calma. Eu vi o noticiário hoje muito prejudicial à imagem de todos e não está acontecendo nada disso. O que há é desconforto de quem quer um pouco mais, ou um pouco menos, mas estamos trabalhando".

Temer disse esperar que até a próxima semana esteja definida a cota do PMDB no próximo governo. Segundo ele, após esta definição a presidente eleita deverá partir para a negociação com outros partidos da sua base de apoio.

Nomes
Na entrevista, Temer acabou avançando em nomes. Ele afirmou que a bancada da Câmara estaria satisfeita com a possível permanência de Wagner Rossi na Agricultura. Temer disse ainda que não há definição sobre o ministério das Comunicações, mas fez elogios a Paulo Bernardo, cotado para a função.

Temer minimizou ainda as declarações de Moreira Franco reclamando da falta de prestígio do partido na negociação. Moreira Franco é apontado como possível indicado de Temer para a pasta das Cidades. O vice eleito diz que o aliado lhe telefonou e explicou que suas declarações não foram exatamente as publicadas. Segundo Temer, Moreira Franco apenas levantou a questão de que não pode haver falta de prestígio na interlocução entre o partido e a presidente eleita.

Sobre a disputa pela presidência da Câmara, ele afirmou que haverá um acordo entre PT e PMDB para fazer um revezamento na Casa, mas não quis dizer quem deve ficar com os primeiros dois anos.

 

G1

Últimas notícias

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

João Azevêdo desconversa sobre Jhonny Bezerra e nega mágoas: “Não conversei com ele depois que ele deixou o governo”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), evitou comentar possíveis articulações envolvendo o ex-superintendente da…

20 de fevereiro de 2026

Mais de 30 pessoas são denunciadas por crimes de homicídios no Sertão paraibano

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ofereceu denúncia contra 32 pessoas acusadas de integrar uma…

20 de fevereiro de 2026

Paraíba registra menor preço médio da gasolina do país, aponta IPTL

A Paraíba apresentou o menor preço médio da gasolina entre todos os estados brasileiros na…

20 de fevereiro de 2026

Bus Rapid Service: João Pessoa terá dois novos terminais de transporte público; saiba onde

A Prefeitura de João Pessoa segue avançando no processo de implantação do Bus Rapid Service…

20 de fevereiro de 2026