Categorias: Política

João explica como funcionará sistema de bandeiras com parâmetros na PB

PUBLICIDADE

Em live realizada na noite deste domingo (31), o governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou a intenção do Governo do Estado em fazer a retomada gradual da economia, mas de forma gradual. No pronunciamento, ele explicou como se dará o sistema de bandeiras com parâmetros para flexibilização na Paraíba. Segundo ele, a flexibilização dependerá do avanço daquele município com base nos parâmetros. Essa avaliação para mudança do status será realizada a cada 15 dias.

“A cada 15 dias vamos avaliar esses modelos e distribuir para todas as prefeituras e colocar evidentemente à disposição das pessoas. O prefeito fará decretos, cada prefeitura fará o decreto em função daquela Bandeira determinada, naquele período. Não haverá mudança de bandeiras com período mínimo ou menor do que 15 dias. O que vai acontecer claramente é que, para que se haja uma mudança de bandeiras, você tem alguns parâmetros como redução do número de casos, leitos de UTI disponíveis, taxa de transmissibilidade, ou seja, é um estudo extremamente técnico que vai subsidiar a tomada de decisão de cada Prefeito”, afirmou o governador.

João deu um apanhado geral de como o sistema de parâmetros será reavaliado. “Esse modelo tem como parâmetro principal e premissas a utilização de quatro conjuntos de indicadores orçamentários, epidemiológico e do sistema de saúde. Nós vamos trabalhar o número básico de propagação do vírus, progressão de casos e taxa de letalidade. Vamos trabalhar com obediência ao isolamento social, a taxa de ocupação hospitalar e a taxa de imunidade da população é levado em consideração. A partir desses parâmetros é que você monta uma matriz, formada por todos esses iten. A cada 15 dias nós vamos rodar o modelo e estabelecer para cada município uma bandeira, com a bandeira verde, amarela, vermelha e preta, onde na bandeira verde todos os setores estarão em funcionamento, adotando medidas apenas para o distanciamento social”, explicou.

Plano para retomada das atividades econômicas na Paraíba

O governador informou que tudo o que foi explicado será detalhado com a presença da equipe técnica em uma entrevista coletiva marcada para esta segunda-feira (1º). “Uma coletiva será dada com a participação da procuradoria geral do Estado, da secretaria de segurança da polícia, do comando da polícia militar, da procuradoria geral do município de João Pessoa, para que a gente possa esclarecer detalhes deste decreto”, finalizou.

Veja mais:

Em live, João desmente fake news, destaca transparência e anuncia ações econômicas

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jornalista é alvo de espancamento na Praça da Paz, no bairro dos Bancários

O jornalista Ulisses Barbosa, 59 anos, foi alvo de espancamento, na noite de ontem (02),…

3 de maio de 2024

Incêndio de grandes proporções deixa moradores em alerta, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em…

3 de maio de 2024

Paraíba confirma quarta morte por dengue em 2024 e vacinação é ampliada

Mais uma morte provocada por dengue é registrada na Paraíba. A Secretaria de Estado de…

3 de maio de 2024

Capturado no RN homem que matou outro a pedradas em Campina Grande ainda no ano de 2000

Na manhã de hoje, 3 de maio, a Polícia Civil da Paraíba, em ação conjunta…

3 de maio de 2024

João coloca forças de segurança da PB à disposição do RS: “Auxiliar no socorro às vítimas”

Nesta sexta-feira (03), o governador da Paraíba, João Azevêdo, emitiu uma declaração de solidariedade ao…

3 de maio de 2024

Jurídico da ALPB considera “frágil” ação contra a posse da Mesa Diretora: “Tanto que o próprio PSDB pediu desistência”

Nesta sexta-feira (03), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se pronunciou sobre a ação movida…

3 de maio de 2024