Categorias: Política

Janduhy afirma que criação da guarda para ex-governador é ilegal

PUBLICIDADE

O governador Ricardo Coutinho (PSB) sancionou um Projeto de Lei que cria cargos de três assessores para a guarda pessoal de ex-governadores, que será feita por policiais militares. A decisão publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4) foi duramente criticada pelo deputado estadual Janduhy Carneiro (Podemos), durante sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Janduhy explicou que nenhum deputado pode apresentar emenda a qualquer matéria que cria cargo ou despesa para o erário público. Caso isso aconteça, a matéria é inconstitucional. Para o parlamentar o projeto não tem amparo legal. O parlamentar pontuou que estava opinando pela primeira vez sobre a matéria, pois no dia que a mesma foi votada, ele não estava presente na sessão, pois estava resolvendo questões partidárias no Distrito Federal. Porém, afirmou que se estivesse presente teria votado contra.

“Vou me ater basicamente a questão técnica, pois fui presidente durante 5 anos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta casa e garanto que o que foi feito aqui é ilícito e é imoral. Porque sabemos que no âmbito da CCJ e no Plenário desta casa, qualquer matéria que tramita e cria despesa ou cargo tem um vício de inconstitucionalidade porque a competência é do executivo. Portanto, a emenda apresentada causou um vício insanável na matéria. Se o governador sancionar essa matéria ele vai incorrer no gravíssimo equívoco aprovando uma matéria inconstitucional sem amparo legal”, disse o deputado.

O parlamentar pontuou que a criação da guarda pessoal para ex-governadores fere a ética e a decência. “Acredito eu que o governo até pelo aspecto de moralidade, ética e decência, não vai querer que os cofres públicos paguem segurança para um governador que quando deixar o Estado vai ser cidadão comum como qualquer outro e os cofres públicos não podem arcar com a segurança de ex-governador. Se ele quiser tem recursos próprios para arcar com a segurança. Daí, contrate segurança privada pague com o próprio dinheiro. O que não pode é o erário público arcar com isso nem por um dia.

Janduhy Carneiro lembrou também que a guarda pessoal irá beneficiar apenas o governador Ricardo Coutinho. “Eu quero saber qual foi o ex-governador que teve esse mesmo privilégio? São quatro anos para frente. Só quem vai gozar com esse projeto é apenas o governador Ricardo Coutinho em ter uma guarda de policiais militares, que sabemos que são poucos policiais na Paraíba para ficarem à disposição de um ex-governador como responsáveis pela guarda dele. Nós não temos policiais nas ruas para garantir a segurança pública e como vamos ter policiais para dar segurança a ex-governador?”, questionou.

Projeto

A lei sancionada por Ricardo Coutinho, publicada em 31 de março, prevê que os próximos ex-governadores tenham três policiais para sua segurança pessoal. O benefício tem prazo correspondente ao tempo que o ex-governador exerceu o mandato, com limite de quatro anos. Como governador reeleito, com sete anos e quatro meses de mandato, Coutinho terá o benefício até 2022.

 

Redação

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Operação integrada da PC com a Guarda Municipal apreende quase uma tonelada de cobre e prende dois suspeitos em JP

Uma ação conjunta entre a Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa e a Polícia Civil…

14 de janeiro de 2026

PF faz buscas em endereços de Daniel Vorcaro e parentes dele

A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (14) uma segunda fase da operação sobre um suposto esquema de fraudes…

14 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende arma de fogo e drogas no distrito de Jacumã, no Conde

Na noite da última segunda-feira (12), policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma…

14 de janeiro de 2026

Moradores em situação de rua de Campina Grande recebem nesta quarta, visita de relíquia de São Francisco de Assis

Os moradores que vivem em situação de rua em Campina Grande, recebem nesta quarta-feira (14),…

14 de janeiro de 2026

CBF anuncia horário da Supercopa entre Corinthians e Flamengo

A final da Supercopa do Brasil entre Corinthians e Flamengo já tem horário, data e…

14 de janeiro de 2026

Ronaldo Barbosa substitui Léo nesta sexta-feira como novo presidente do PSB/JP

Ronaldo Barbosa será empossado, nesta sexta-feira (16), como presidente municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB).…

14 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464