Categorias: Política

Irmão do presidente da Assembleia tem recurso rejeitado pelo TCU em ação que julgou irregularidade de contas; rombo em prefeitura superou meio milhão

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas da União rejeitou o recurso de reconsideração interposto pelo ex-prefeito Tarcísio Marcelo Barbosa de Lima, contra o Acórdão nº 3.365/2009, que julgou irregulares as contas do Convênio nº 1.502/2001, firmado entre o Ministério da Integração Nacional (MIN) e o Município de Belém, para a realização de obras de regularização da drenagem urbana e pavimentação de ruas em áreas de expansão urbana.

Segundo o processo, o convênio tinha vigência inicial até 31/12/2002, e possuía valor total de R$ 634.786,91, sendo que os recursos federais alocados eram no montante de R$ 600.000,00 e foram repassados ao município em 28/3/2002. Ao longo de 2002, especificamente nos meses de junho, agosto, setembro e outubro, o MIN realizou vistorias in loco nas obras, tendo constatado, em 22/10/2002, que a obra estava com execução de 15% e paralisada, com péssimo nível técnico de construção, apresentando, ainda, irregularidades em todos os aspectos de sua execução.

Tarcísio Marcelo alega que os recursos foram retirados da conta e ficaram na tesouraria do município, não tendo sido repassados à empresa e que a empresa apenas recebeu o pagamento pelos serviços prestados a partir de 27/6/2002.

Sobre os saques realizados pela Prefeitura, ele alega que não havia agência bancária no município e, por isso, considera impossível saber como fazer a gestão financeira dos recursos repassados.

Para o ministro Walmir Campelo, relator do processo, a justificativa de que o município não dispunha de agência bancária não é aceitável por duas razões. Primeiro, o dinheiro ficaria na prefeitura sob o risco de ser roubado ou extraviado. Segundo, o dinheiro ficando parado na prefeitura sem aplicação no mercado financeiro contraria o disposto no art. 20, §1º, transcrito acima. “De modo que não se mostram minimamente razoáveis os argumentos do recorrente”, afirmou.
 

 

 

Lana Caprina

Últimas notícias

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

João Azevêdo acredita na chegada do Avante à base aliada após saída de Vitor Hugo da presidência do partido

O governador e pré-candidato ao Senador, João Azevêdo (PSB), demonstrou confiança de que o Avante…

26 de janeiro de 2026

Estado divulga calendário de pagamento dos servidores de janeiro; veja datas

Nesta segunda-feira (26), o Governo do Estado anunciou o calendário de pagamento dos servidores públicos…

26 de janeiro de 2026

Hytalo Santos é condenado por propaganda enganosa em sorteio milionário nunca realizado

O influenciador digital Hytalo Santos, que já se encontra preso preventivamente desde agosto de 2025…

26 de janeiro de 2026

Cicinho quebra silêncio sobre acusações contra João Lima

O cantor, compositor e suplente de estadual da Paraíba, Cicinho Lima, divulgou uma nota oficial…

26 de janeiro de 2026

BRTL Fight Combat realiza primeira edição no Nordeste em JP com 14 lutas e disputas de cinturão

O Ginásio Ronaldão, em João Pessoa, vai sediar no próximo dia 30 de janeiro a…

26 de janeiro de 2026