A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Imprensa nacional diverge sobre 2º turno na Paraíba; vitória e derrota entram na pauta

Faltando apenas cinco dias para as eleições 2014, os veículos de comunicação em âmbito nacional divergem sobre a possibilidade da eleição na Paraíba ser decidida no primeiro turno ou numa segunda disputa, dando visões diferentes para as possibilidades.O Blog do jornalista Fernando Rodrigues, do Uol, aponta que a eleição em âmbito estadual será decidida apenas no segundo turno.

 

No artigo intitulado: E apenas 3 dos 18 que buscam mais um mandato têm chances de vencer no 1º turno, é lançada a tese com base na ultima pesquisa IBOPE no estado que aponta que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB) manterão a tradição e disputarão um novo round na luta pela preferência dos paraibanos.

 

Segundo Fernando Rodrigues, só em seis Estados as disputas parecem encaminhadas para uma definição já em 5 de outubro: Acre, Maranhão, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Nessas localidades, o primeiro colocado tem uma taxa de intenção de votos que supera, com folga, a soma de todos os adversários. Se apenas esses seis Estados liquidarem a disputa no primeiro turno, 2014 vai se tornar o ano com mais eleições de governadores sendo levadas para a rodada final ""desde 1990, quando essa regra de duas votações foi adotada.

 

O Blog também diz que conforme as pesquisas disponíveis no momento mostram que há quatro Estados nos quais também existe a chance de a eleição de governador acabar já em 5 de outubro: Alagoas, Bahia, Mato Grosso e Pernambuco. Nessas disputas, entretanto, embora os líderes tenham uma vantagem sobre a soma dos demais, a diferença que os coloca à frente é bem próxima do limite da margem de erro dos levantamentos. Seria arriscado concluir que tudo pode ser liquidado no primeiro turno.

 

OUTRA VISÃO

 

O Globo aponta vitória de Cássio no primeiro turno

Jornal de circulação nacional avalia quadro eleitoral na Paraíba e contabiliza êxito decisivo de tucano já neste domingo



Nesta terça-feira (30), o portal de notícias O Globo – um dos mais importantes do país – traz uma matéria em que aponta o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato ao Governo do Estado pela Coligação “A Vontade do Povo”, com chances reais de vitória já no primeiro turno das eleições do dia 5 de outubro.

Segundo a publicação, a Paraíba está entre os 14 estados em que a eleição pode ser definida já no próximo domingo. Como base, a reportagem pega as últimas pesquisas realizadas em todos os estados. Além da Paraíba, Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins podem definir seus governadores de forma antecipada.

Desde o início da campanha, todas as pesquisas apontam a vitória de Cássio Cunha Lima já no primeiro turno do pleito eleitoral. Na última, produzida pelo Ipespe e divulgada no Jornal da Paraíba, o tucano aparece com 43% das intenções de voto, contra 36% do governador Ricardo Coutinho (PSB), que pleiteia à reeleição.
Além de Cássio, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pode eleger mais dois governadores ainda no primeiro turno. São Eles: Beto Richa, no Paraná, e Geraldo Alckmin, em São Paulo.
 



PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe