A Paraíba o tempo todo  |

Grupo da Câmara aprova novo modelo para escolha de deputados

 Na reta final dos trabalhos, o grupo da Câmara que discute sugestões para a reforma política aprovou hoje um novo sistema para eleição de deputados e vereadores.

 

O modelo segue o que parlamentares chamaram de voto proporcional regionalizado. Com isso, os Estados serão divididos por regiões e os candidatos vão disputar os votos nesses distritos e não mais em toda unidade da Federação.

 

Pelo esboço do projeto, São Paulo terá nove distritos, Rio de Janeiro seis distritos e Minas Gerais sete distritos, por exemplo. Os candidatos continuam sendo eleitos de forma proporcional como ocorre atualmente.

 

A proposta foi costurada pelo grupo em cima de uma sugestão apresentada pelo deputado Marcos Pestana (PSDB-MG). Ele alegou que essa ideia aproxima o eleitor do candidato e amplia o controle social. O tucano disse que em 2010 percorreu 116 municípios mineiros atrás de voto.

 

"Isso não existe. Isso é uma vida de cão. Com essa mudança amplia o controle social porque fica mais fácil o eleitor lembrar em quem votou e associar a suas ações no Legislativo", disse.

 

O grupo rejeitou uma proposta para voto em lista fechada. Na próxima semana, os deputados vão discutir financiamento de campanha. A tendência é que seja aprovado um sistema misto, com financiamento público e privado.

 

Os deputados também devem rediscutir o fim da reeleição e o mandato de cinco anos. Os trabalhos do grupo devem ser concluídos no fim do mês. A previsão é que os projetos aprovados pelo grupo comecem a ser analisados em novembro pela Câmara.

TN Online

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe