A Paraíba o tempo todo  |

Governo assegura a conclusão de obras

O Governo do Estado, através da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), está empenhada na missão de garantir a conclusão, no mais breve espaço de tempo possível, de várias obras relacionadas ao setor de Saúde distribuídas em diversos municípios da Paraíba, dentre as quais trinta unidades hospitalares.

O superintendente da Suplan, Gilson Frade – que se integrou aos demais dirigentes dos órgãos responsáveis pelo andamento dos projetos relacionados aos hospitais, secretários Francisco Sarmento (Infraestrutura) e José Maria de França (Saúde), e passou a traçar as diretrizes para o andamento imediato das obras.

Sob a coordenação dos três, uma comissão de engenheiros das Secretarias da Infraestrutura, da Saúde e da Suplan foi criada em caráter de urgência para diagnosticar a real situação dos hospitais com obras inacabadas ou reformas necessárias nas várias regiões da Paraíba. Os membros da comissão estão identificando as prioridades, pelo grau de maior necessidade, para dar início à retomada das obras.

O projeto em análise abrange 30 unidades hospitalares. A comissão já deu início ao processo de elaboração de um cronograma físico para a conclusão dos hospitais e também para o desembolso dos recursos necessários para viabilizar e execução das obras.

A ordem, segundo Gilson Frade, é tocar os projetos com a maior celeridade possível, e as decisões estão sendo cumpridas à risca. Tanto que no âmbito da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) – órgão responsável pela coordenação e fiscalização das obras de engenharia do governo, já está sendo ultimada a relação dos hospitais com os devidos diagnósticos sobre cada um dos projetos, aí incluídos o estágio de cada obra, a data da licitação e do início, a data da paralisação e as ações e recursos necessários para a conclusão.

Hospitais inacabados

Conforme dados disponibilizados pela Assessoria Técnica da Suplan, entre as obras relacionadas aos hospitais inacabados estão os seguintes projetos: Construção da Unidade Mista de Saúde de Belém do Brejo do Cruz, de Cacimba de Dentro e de Itapororoca; Hospital Regional de Pedras de Fogo; Hospital Geral de São Bento; construção do Hospital Regional de Itabaiana; conclusão da Maternidade de Condado; ampliação e reforma do Centro de Saúde Especial de Jaguaribe (PAM); reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, de Mamanguape; ampliação e reforma do Hospital Regional de Monteiro; reforma e ampliação da Maternidade de Patos; reforma e ampliação do Hospital Distrital de Pombal, e ampliação e reforma do Hospital Ovídio Duarte, de Serraria.

E ainda: reforma e ampliação do Hospital de Taperoá; pintura e colocação de grades no Hemonúcleo de Picuí; reforma e ampliação do Hospital de Picuí; reforma e ampliação do Hospital de Sumé; conclusão da ampliação e reforma do Hospital Regional de Cajazeiras; reforma e ampliação do Setor de Resíduos Sólidos do Hemocentro de João Pessoa; reforma da Fachada do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, e ampliação e reforma da Lanvanderia do Hospital Regional de Sousa.

Paralelo ao levantamento das informações, segundo observa Gilson Frade, o governo está acelerando o processo de captação de recursos para a retomada imediata da execução dos projetos, tendo em vista o entendimento de que uma das responsabilidades número um de toda administração pública está diretamente relacionada à saúde da população.

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe