Categorias: Política

Governadores do Nordeste preparam reação a Bolsonaro

Os governadores do Nordeste terão uma reunião na próxima segunda, 29, do consórcio que formaram em março e irão articular uma reação conjunta contra os ataques de Bolsonaro à região e ao povo nordestino; “Não esperava na vida ver um presidente falar tanta baixaria”, diz o governador da Bahia, Rui Costa.

Na semana passada, o chefe do Planalto fez referência aos “governadores de Paraíba” e afirmou que os do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA), e da Paraíba, João Azevêdo (PSB-PB), são “intragáveis”.
“E como um presidente brinca com o tamanho da cabeça de um ministro para dizer que ele pode ser do Nordeste?”, complementou Rui Costa. 

Numa live no Facebook, Bolsonaro perguntou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se ele tinha “parente pau-de-arara”. “Com essa cabeça aí, tu não nega, não”, disse o presidente, dando uma gargalhada.
Na eleição presidencial, Bolsonaro teve apenas 30,3% dos votos válidos na Região Nordeste, o equivalente a 8,8 milhões. O seu então adversário no segundo turno, Fernando Haddad (PT), teve 69,7% dos votos válidos (20,3 milhões). 
Mesmo antes de eleito, o atual presidente vinha dizendo que acabaria com o chamado “coitadismo” do nordestino, em referência a dependência de milhares deles de programas sociais. Aversão a direitos tornou-se marca indissociável deste governo.

Na última sexta-feira (19), o começo dessa semana, os nove governadores do Nordeste divulgaram na noite desta sexta-feira (19) uma carta repudiando uma fala do presidente Jair Bolsonaro indicando intenção de retaliar o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Na carta, os governadores dos nove estados do Nordeste dizem que receberam com espanto a manifestação do presidente e que esperam respeito ao pacto federativo, onde é exigido que os governos mantenham diálogos e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas.
A nota pede esclarecimentos por parte do Presidente em relação ao conteúdo divulgado além de reiterarem a defesa da Federação e da democracia.

Redação com 247

Últimas notícias

Ranking nacional aponta que a PB aparece na 2ª posição no NE e na 7ª no Brasil com os melhores indicadores de Infraestrutura

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…

3 de fevereiro de 2026

Lula envia acordo comercial Mercosul-UE para o Congresso Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta segunda-feira (2) o envio do acordo…

3 de fevereiro de 2026

Morre em Campina Grande Jornalista Astrogildo Pereira

Luto no Jornalismo. Uma perda irreparável. Morreu na tarde desta segunda-feira (02), em Campina Grande,…

3 de fevereiro de 2026

Líder da Oposição na ALPB admite que PL é caminho natural caso federação União Progressista não fique com Efraim

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), George Morais, afirmou em entrevista…

2 de fevereiro de 2026

Hugo Motta reforça que acordo Mercosul-UE terá preferência de tramitação na Casa

O presidente da Câmara Federal, o deputado paraibano Hugo Motta, reforçou, nesta segunda-feira (2) que…

2 de fevereiro de 2026

‘Antes que Aconteça’: parceria com Aena permite divulgação da campanha em aeroportos do país

Será assinado amanhã o termo de parceria entre o Programa Antes que Aconteça, de combate…

2 de fevereiro de 2026