A Paraíba o tempo todo  |

Governadores do Nordeste preparam reação a Bolsonaro

Os governadores do Nordeste terão uma reunião na próxima segunda, 29, do consórcio que formaram em março e irão articular uma reação conjunta contra os ataques de Bolsonaro à região e ao povo nordestino; “Não esperava na vida ver um presidente falar tanta baixaria”, diz o governador da Bahia, Rui Costa.

Na semana passada, o chefe do Planalto fez referência aos “governadores de Paraíba” e afirmou que os do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA), e da Paraíba, João Azevêdo (PSB-PB), são “intragáveis”.
“E como um presidente brinca com o tamanho da cabeça de um ministro para dizer que ele pode ser do Nordeste?”, complementou Rui Costa. 

Numa live no Facebook, Bolsonaro perguntou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se ele tinha “parente pau-de-arara”. “Com essa cabeça aí, tu não nega, não”, disse o presidente, dando uma gargalhada.
Na eleição presidencial, Bolsonaro teve apenas 30,3% dos votos válidos na Região Nordeste, o equivalente a 8,8 milhões. O seu então adversário no segundo turno, Fernando Haddad (PT), teve 69,7% dos votos válidos (20,3 milhões). 
Mesmo antes de eleito, o atual presidente vinha dizendo que acabaria com o chamado “coitadismo” do nordestino, em referência a dependência de milhares deles de programas sociais. Aversão a direitos tornou-se marca indissociável deste governo.

Na última sexta-feira (19), o começo dessa semana, os nove governadores do Nordeste divulgaram na noite desta sexta-feira (19) uma carta repudiando uma fala do presidente Jair Bolsonaro indicando intenção de retaliar o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Na carta, os governadores dos nove estados do Nordeste dizem que receberam com espanto a manifestação do presidente e que esperam respeito ao pacto federativo, onde é exigido que os governos mantenham diálogos e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas.
A nota pede esclarecimentos por parte do Presidente em relação ao conteúdo divulgado além de reiterarem a defesa da Federação e da democracia.

Redação com 247

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe