Categorias: Política

Focco realiza 1ª reunião em 2009 e convida bancos para combater corrupção na PB

PUBLICIDADE

A coordenação do Focco (Fórum de Combate à Corrupção) decidiu, em reunião na segunda-feira (02), convidar para fazer parte de sua composição em 2009 representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

“Resolvemos fazer o convite porque, direta ou indiretamente, instituições, como a Caixa, por exemplo, já participam de fiscalizações de recursos federais repassados para municípios, por meio de contratos”, explicou o coordenador-geral do Focco, Rainério Rodrigues Leite. Ele informou que está convidado também um integrante da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).

Com a provável inclusão de integrantes dos três bancos e da Agevisa, amplia-se para 24 o número de órgãos e entidades que deverão passar a compor o Focco este ano. Rainério Rodrigues ressaltou que a coordenação já está formalizando os convites, através de ofícios às superintendências estaduais das instituições bancárias e Agevisa. Segundo o coordenador-geral, se concordarem com a participação, os novos órgãos irão atuar dentro de suas competências, fazendo com que o Fórum responda de forma mais tempestiva à sociedade, sobretudo na responsabilização dos maus gestores e empresas. 

De acordo com Rainério Rodrigues, a primeira reunião de 2009 também decidiu pela criação de uma rede de inteligência, formada por técnicos da Controladoria Geral da União (CGU), Tricunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Eles irão investigar ocorrências de corrupção, como desvio de recursos e fraudes em licitações promovidas por gestores públicos e empresas, através de levantamentos em bancos de dados”, observou o coordenador -geral do Focco.  Rainério lembrou inclusive que o trabalho irá contar com a participação de um delegado da Polícia Federal.
 

Edvanildo Lobo

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024