A Paraíba o tempo todo  |

Flávio e Lula afinam estratégias para o último duelo na TV antes das urnas

Debate decisivo em uma eleição acirrada. O senador Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afinam suas estratégias para o último debate na disputa pelo Palácio do Planalto, promovido pela TV Globo, nesta sexta-feira (23).

Economia popular, segurança pública, proteção às mulheres, saúde, custo de vida e a garantia de manutenção de programas sociais têm sido os principais temas treinados da campanha de Flávio.

A perspectiva é que o candidato do PL adote uma postura um pouco menos provocativa diante de Lula do que no debate da TV Bandeirantes, responda mais diretamente a perguntas feitas pelo petista e fale mais das próprias propostas. A intenção é ainda tentar atrair eleitores indecisos e de centro.

Embora a circulação dos candidatos vá ficar mais restrita no debate desta sexta, Flávio ainda deve buscar se movimentar pelo palco.

O principal objetivo de Lula no debate é impor um tom mais propositivo. A avaliação da campanha é de que o presidente foi puxado por Flávio para um debate acusatório, que afastou eleitores independentes e indecisos. O mandatário tentará manter o embate focado em propostas e defesa de um “legado”.

A movimentação nos palcos foi considerada um ponto baixo na participação de Lula no primeiro debate e vem sendo treinada com atenção. No embate da TV Bandeirantes, o petista apareceu fora do foco de luz e confundiu câmeras especialmente no início do debate.

Lula se preparou também para evitar a tática de Flávio Bolsonaro de aparecer ao fundo em seu plano. A ideia é de que o petista fique mais tempo no púlpito.

Flávio treinou para o debate ao longo dos últimos dias ao lado de auxiliares e marqueteiros. Também fizeram parte da preparação o governador reeleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), especialmente na área de infraestrutura, e o senador eleito por São Paulo Guilherme Derrite (PP), para segurança pública, por exemplo.

Já Lula se preparou especialmente na última quinta-feira (22) e tem em seu núcleo de preparação o chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Sidônio Palmeira, o senador Camilo Santana (PT), o governador reeleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e o senador eleito Rui Costa (PT).

Enquanto Flávio deve viajar ao Rio de Janeiro, onde acontece o debate, pela manhã e se reunir com assessores na Barra da Tijuca, Lula irá à capital fluminense por volta das 18h. O embate será promovido nos Estúdios Globo.

Com CNN

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe