O sistema de coligações para as candidaturas proporcionais, como vereador e deputados estadual e federal, deixará de existir nas eleições municipais de 2020. É o que explica o advogado eleitoralista Maurício Castilho. Quem analisou o cenário a nível estadual foram o ex-presidente do PSDB da Paraíba o deputado federal Ruy Carneiro e o seu sucessor no comando tucano no estado o também deputado federal Pedro Cunha Lima.  Para eles, o partido que não se preparar vai ter sérios prejuízos nas próximas eleições.

 

Uma das iniciativas do PSDB para se preparar segundo Ruy é a renovação dos diretórios do partido em todo o Estado, além da atração de novas lideranças que saiam como candidatos a vereador. “É um trabalho que eu acho que é vem sendo feito por todos os partidos. Teremos uma nova realidade que vai beneficiar aqueles que se preparem e tiverem estrutura para disputa proporcional sem coligações. Assim teremos que reforçar ainda mais nossos quadros de filiados”, disse Ruy Carneiro.

 

Para o novo presidente do PSDB da Paraíba, o seu partido se sairá bem das eleições de 2020, pois acredita que o fim das coligações vai beneficiar os partidos que tem credibilidade e estrutura partidária e de quadros políticos. “Os partidos que não têm credibilidade terão dificuldades, mas haverá valorização partidária e fortalecimento das siglas. Estou muito motivado com essa oportunidade de assumir a presidência. Em um novo cenário político, é natural haver mudanças”, comentou Pedro.

 

De acordo com o advogado de Rondonópolis, esta mudança foi a partir da última reforma política no Brasil. “A vontade do legislador foi evitar que partidos sem ideologias semelhantes se coliguem somente para o fim de conseguir atingir o quociente eleitoral, o que chamamos do ‘efeito Tiririca’. Outro fato que levou a aprovação desta alteração se deu em razão de exigir dos partidos que se estruturem, vez que terão que estar mais preparados e contar com filiados e candidatos que realmente acreditem nos dogmas da agremiação”, avaliou.

 

 

Redação

 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

JP: vereadores tentam justificar prazo vencido para apresentação da LOA 2020

A proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, apesar de já está com prazos vencidos de apresentação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP),…

Ganhador de enquete como o nome a ter o apoio de Cartaxo em 2020, Durval Ferreira mudará de sigla

Ganhador de uma enquete realizada pelo portal PB Agora o vereador licenciado e atual secretário de Ciência e Tecnologia da prefeitura de João Pessoa, Durval Ferreira (PP) que teve o…