Por pbagora.com.br

O ex-deputado federal João Agripino Neto (sem partido, na foto com o presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia Filho) é filho de ex-governador (da Paraíba, João Agripino Filho), tio do próprio Gervásio, o Gervasinho (PSB), e irmão do ex-deputado Gervásio Maia, in memoriam, contando-se, apenas, as gerações mais recentes da Família, está visitando João Pessoa, neste começo de ano, e diz que, embora tudo isso, encontra-se totalmente ‘vacinado’ contra a atividade política.

Ele ressalva, no entanto, que foi, na atividade política, onde pôde encontrar-se com as adversidades que nele forjaram a construção de uma ideologia e consciência crítica que permitiram sua participação nos grandes debates da problemática paraibana, em particular, ainda permitindo que ele adentrasse os meandros de grandes e graves questões nacionais, sobretudo, na condição de deputado constituinte (87-90).

Atualmente, João Neto – como é mais conhecido – exerce a atividade de advogado, em Brasília, de onde, mesmo ‘vacinado’, continua acompanhando, como franco-atirador, o desenrolar dos fatos políticos da Paraíba, em particular, e, por uma visão mais dilatada, o que ocorre em todo o País, de antenas prioritariamente voltadas para a problemática nordestina.

 

Ele faz questão de frisar que, sob a ótica de toda uma psicologia analisada por estudiosos como José Américo de Almeida e Josué de Castro, é o Nordeste a região brasileiraque mais o atrai em empreitadas dessa natureza, razão por que ele tem-se bandeado para os negócios e coisas da iniciativa privada.



Redação 

Notícias relacionadas

2021: governo gasta 12 vezes menos com pandemia nos primeiros 100 dias

O gasto do Poder Executivo no combate à pandemia de coronavírus nos 100 primeiros dias deste ano é 12 vezes menor do que a média de 2020. Até o último…

PB encerra a semana com a maior redução no número de mortes por covid do Brasil

Após muito sufoco nos últimos dias, a Paraíba encerrou a semana com a maior redução de mortes por Covid-19 no Brasil, na média móvel dos últimos 7 dias, e como…