Categorias: Política

Escolhas de RC podem gerar desdobramentos na CMCG e JP

PUBLICIDADE

Estratégia: escolhas recentes de RC para compor Governo podem gerar desdobramentos irreversíveis nas Câmaras de JP e CG; saiba como!

As recentes escolhas do governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) para compor a administração estadual a partir da próxima legislatura já podem  ser consideradas como estratégicas. É que a partir da nomeação de alguns auxiliares, desdobramentos irreversíveis podem afetar diretamente os quadros da Câmara Municipal de João Pessoa e também da Câmara Municipal de Campina Grande.

João Pessoa

Com a indicação de Adriano Galdino (PSB) para assumir a Secretaria de Interiorização e o conseqüente remanejamento do 1º suplente, Assis Quintans (DEM), para a titularidade, o 2º suplente, vereador Hervázio Bezerra (PSDB), fica na ‘agulha’ para preencher qualquer lacuna que por ventura venha a ser aberta no legislativo estadual.

É que com Hervazio Bezerra nas mãos, o atual governador poderá, a qualquer momento, convocar um outro parlamentar da coligação para compor o Governo e assim forçar o tucano a assumir o mandato na Casa de Epitácio Pessoa. Caso Hervazio assuma o mandato na ALPB, automaticamente perderá a titularidade na Câmara.

Assim, sem Hervazio na Assembléia e na Câmara, Ricardo eliminaria um dos seus principais e ferrenhos opositores. É valido ressaltar que se o tucano se negar a assumir qualquer lacuna na ALPB, ele também perderá automaticamente o titulo de suplente da coligação, o que deixará Bezerra praticamente em um ‘beco sem saídas’: ou perde a vaga de suplente, ou perde a titularidade na CMJP.

Campina Grande.

Em Campina Grande a situação é um pouco diferente, já que afetaria apenas o suplente de vereador Perón Japiassu, do PT. Depois de ser eleito suplente no âmbito municipal em 2008, o suplente também conseguiu, agora em 2010, uma das suplências no âmbito estadual.

O fato é que Japiassu fez campanha casada com a deputada federal eleita Nilda Gondim (PMDB) e sempre foi um dos defensores do governador Maranhão e do governo Veneziano Vital.

Caso o vereador seja convocado para assumir ‘quiçá’ uma suplência no âmbito estadual, ele também estará excluído automaticamente da CMCG e ficará impossibilitado de voltar a assumir uma cadeira na Casa Felix Araújo. Assim sendo, Perón Japiassu também ficará nas mãos do governo e conseqüentemente em um beco sem saída, pois terá de escolher entre a suplência municipal, cujo prefeito é seu aliado e a suplência estadual, onde poderá assumir no máximo 120 dias e depois sumir do cenário político.

 

Entendimento do STF

Recentemente entendimento do Supremo Tribunal Federal dava ao suplente do partido e não da coligação, o direito de assumir a titularidade em caso de afastamento. Caso esse entendimento seja posto em prática na Paraíba, Assis Quintans volta para suplência do DEM e Biu Fernandes, do PSB assumiria  a vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Agora é só esperar pra ver!

 

Márcia Dias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito de Itatuba agradece ao Senador Veneziano obras de pavimentação: “Tem dado total apoio ao nosso município”

O prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda (MDB), expressou nesta semana a sua gratidão o vice-presidente…

28 de abril de 2024

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024