Categorias: Política

Em segunda recontagem, número de atos secretos cai para 511

PUBLICIDADE

Recontagem feita pela Secretaria Geral do Senado reduziu de 544 para 511 o número de atos secretos editados pela Casa. Esta é a segunda redução no número. No mês passado, comissão designada pelo Senado para investigar o caso havia identificado inicialmente 663 atos secretos.

 

A Mesa Diretora do Senado está fazendo um “pente-fino“ em todos os atos para saber se há mais algum que tenha sido publicado. Segundo a Mesa, a contagem pode voltar a sofrer alteração.

 

Os atos que saíram da conta foram publicados na época em que Romeu Tuma (PTB-SP) ocupava a primeira secretaria do Senado, entre 2003 e 2004, informou a Mesa Diretora.

 

No último dia 13, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou a anulação de todos os atos secretos não publicados durante os últimos 14 anos. O primeiro atos secreto é datado de 1996.

No dia 20, a Diretoria-Geral do Senado informou que 218 servidores da Casa foram nomeados por ato secreto. Relatório assinado pelo advogado-geral do Senado, Luis Fernando Bandeira de Melo, recomendava a demissão imediata de todos esses funcionários.

 

A Diretoria-geral, no entanto, afirmou que as exonerações só seriam efetivadas em 30 dias, quando a comissão criada para avaliar os atos deve concluir os trabalhos.

 

G1

Últimas notícias

Com apoio de Ruy Carneiro, Napoleão Laureano implanta sistema de energia solar

Equipamentos vão trazer economia de mais de R$ 100 mil por mês. O Hospital Napoleão…

24 de abril de 2026

Açude de Boqueirão ultrapassa 50% da capacidade e reforça abastecimento de Campina Grande

O Açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, atingiu 50,08% de sua capacidade nesta…

24 de abril de 2026

Chuvas em João Pessoa ultrapassam média histórica em 63,43%

João Pessoa registrou 385,2 milímetros (mm) de chuvas neste mês de abril, até quinta-feira (23).…

24 de abril de 2026

Quase 2 mil vapes apreendidos: Polícia Civil prende dois em flagrante em operação

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), realizou,…

24 de abril de 2026

Cícero surpreende e não descarta voto em João Azevedo para o Senado: “Diálogo que a gente tem construído com Léo”

Mesmo após romper com a base governista ao lançar sua pré-candidatura ao Governo do Estado,…

24 de abril de 2026

São João de JP terá Mara Pavanelly, Cavalo de Pau e Raphaela Santos; confira programação

João Pessoa se prepara para viver mais de 40 dias de uma extensa programação de…

24 de abril de 2026