A Paraíba o tempo todo  |

Em mais cinco cidades, eleições neste domingo

No próximo domingo (22), os eleitores de cinco cidades brasileiras voltam às urnas para elegerem prefeitos e vice-prefeitos. Ponto Chique, Francisco de Sá e Fronteira dos Vales – em Minas Gerais, Corguinho, no Mato Grosso do Sul e Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí já estão prontas para realizarem suas eleições suplementares.

A data foi marcada pelos Tribunais Regionais Eleitorais dos respectivos estados, uma vez que, em todos os casos, os votos anulados pela Justiça Eleitoral em razão do indeferimento de registros de candidatos ultrapassaram 50% dos votos válidos nas eleições de outubro de 2008. Segundo o entendimento consolidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na resposta à Consulta 1657, essa situação, em municípios com menos de 200 mil eleitores, leva à necessidade de realização de um novo pleito para os cargos majoritários.

No dia da eleição, o eleitor deve levar o seu título eleitoral ou um documento de identificação com foto (carteiras de identidade, de trabalho, nacional de habilitação etc).

Candidatos

Em Ponto Chique, cidade com 3.459 eleitores, concorrem ao cargo de prefeito os candidatos Geraldo Magela Flavio Rabelo (PP) e Iris Pereira Ramos (PMDB). No município de Francisco de Sá, os 16.825 eleitores vão escolher o prefeito entre os candidatos José Mario Pena (PV) e Maria Ildeny Alves Figueiredo (PTB). O próximo prefeito de Fronteira dos Vales, que tem 3.775 eleitores, será escolhido entre os candidatos Dalmo Antonio Rodrigues (PTB), Juracy Lima dos Santos (PDT), Rozinê Sena de Oliveira (PR) e Nilson Xavier de Andrade (PT).

Os candidatos à prefeitura de Corguinho, município sul-mato-grossense com 3.167 eleitores, são Dalton de Souza Lima (PMDB) e Teo Massi (PDT).

Já os 6.304 eleitores de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, vão escolher seu prefeito entre Ozires Castro Silva (PSB) e Raimundo Gomes da Silva (DEM).

Outros municípios

De acordo com informações disponíveis no site do TSE, até o momento 22 cidades já realizaram eleições suplementares referentes ao pleito de 2008. Além dos cinco municípios que realizam eleições no próximo domingo, outros seis já estão com eleições confirmadas e previstas para serem realizadas entre o final de março e abril.

Já as eleições suplementares marcadas para acontecer em 5 de abril nos municípios de Santarém (PA) e em Joaquim Gomes (AL) foram suspensas temporariamente. No caso de Santarém, a decisão foi da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie, na análise de um recurso ajuizado naquela Corte pela candidata mais votada em 2008, Maria do Carmo (PT).

E o ministro do TSE Ricardo Lewandowski suspendeu a realização do novo pleito em Joaquim Gomes, ao analisar pedido de liminar em mandado de segurança que foi apresentado ao TSE pelo candidato votado naquele município no primeiro turno de 2008.
 

 

 

TSE

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe