Categorias: Política

Em Agosto/2009 TRE-PB se pronunciou sobre caso do cheque

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba já teve a oportunidade de analisar e de se pronunciar sobre o famoso Caso do Cheque, que levou o juiz Francisco Antunes Batista, da 16.ª Zona Eleitoral de Campina Grande, a decidir pela cassação dos mandatos de prefeito e de vice-prefeito de Veneziano Vital do Rego e José Luiz Júnior. Foi no dia 17 de agosto do ano passado, durante apreciação das contas de campanha da Coligação Amor Sincero Por Campina.

Neste dia, o TRE-PB analisou as contas de campanha de Veneziano e de Zé Luiz que já tinham sido aprovadas pelo juiz Antônio Reginaldo Nunes, então titular da 16.ª Zona Eleitoral de Campina Grande. Porém, alegando justamente o caso do cheque (que um cheque da saúde, com pagamento a uma empresa, tinha ido parar na conta de campanha de Veneziano e de Zé Luiz), a coligação Por Amor a Campina, do então candidato Rômulo José de Gouveia, recorreu ao TRE-PB.

Rômulo, cujas contas de campanha tinham sido reprovadas, queria que as contas do seu opositor tivessem o mesmo caminho. E, para isso, alegou que um cheque da saúde tinha ido parar na conta de campanha de Veneziano. Pois bem. Sabe como se pronunciou o TRE-PB, na época?

Por cinco votos a um o tribunal manteve a decisão da Justiça Eleitoral de Campina Grande. “Com isso, fica mantido o acerto do então juiz da décima sexta zona eleitoral de Campina Grande, Dr. Antônio Reginaldo Nunes”, afirmou, à época, o advogado Vital do Rego – já falecido – responsável pela sustentação oral no TRE-PB. O pai do prefeito Veneziano disse que o recurso da coligação derrotada nem chegou a ser recebido pela Corte, que manteve a decisão de primeira instância.

Além de Vital do Rego, estavam presentes à sessão o também advogado Amaro Pinto Filho e o representante do PMDB e da Coligação Amor Sincero Por Campina, José Flor de Medeiros Júnior. A notícia rapidamente chegou a Campina Grande, no momento em que o prefeito Veneziano estava em despacho com secretários. Na época, Veneziano assim se pronunciou sobre o fato:

“Como temos dito sempre, o Direito fala por nós. Mais uma vez ficou comprovada a lisura procedimental que a Coligação Amor Sincero Por Campina demonstrou durante todo o processo eleitoral. Ficamos felizes com a decisão que mostra, à opinião pública, o nosso jeito correto de agir em tudo”.

Pois bem. Os mesmos juízes que analisaram e aprovaram as contas de campanha de Veneziano irão, novamente, analisar o tal cheque. São estes magistrados, que em agosto do ano passado não viram qualquer irregularidade na operação, que vão analisar e decidir pela manutenção da sentença do juiz campinense ou pela manutenção de um posicionamento que a própria corte tomou, há exatos oito meses. É só esperar…

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026