Eleições em João Pessoa: Entenda a importância eleitoral da capital e como os pré-candidatos vêm se mobilizando

O ano de 2024, começou e o cenário das eleições também, uma das cidades paraibanas, onde o processo eleitoral deve ser bem disputado é João Pessoa, maior cidade do estado que concentra uma população de 833.932 mil habitantes, de acordo com dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números do IBGE revelam que a população aumentou 15,26% em comparação com o Censo de 2010. Além disso, no ranking de população dos municípios, João Pessoa ocupa o primeiro lugar no estado, sendo a sétima maior população na região Nordeste e na vigésima posição no Brasil. A pesquisa do IBGE também aponta que capital paraibana tem uma densidade demográfica de 3.970,27 habitantes por km² e uma média de 2,8 moradores por residência.

Números que desafiam qualquer gestor, uma vez, que a capital é o centro de uma Região Metropolitana que abriga onze municípios, tendo como principais Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Conde. Desta forma, à população da Região Metropolitana de João Pessoa supera os mais de 1,3 milhão de habitantes.

Pré-candidatos – O atual prefeito Cícero Lucena (PP) tem certa vantagem por estar no cargo o que oferece uma maior visibilidade. Ele foi eleito em 2020, durante o segundo turno, onde obteve 185.055 mil votos, o que corresponde a 53,16% dos votos válidos. Já seu oponente, Nilvan Ferreira, na época no MDB, teve 163.030 mil votos, conseguindo 46,84% dos válidos. Do total, 15.164 mil foram votos brancos, 37.103 mil nulos e houve 121.917 mil abstenções. Para a reeleição, o prefeito Cícero Lucena espera contar com a aliança de partidos que teve em 2020.

Nilvan Ferreira Apesar do obstáculo imposto pelo partido contra sua pré-candidatura em João Pessoa, o comunicador manteve sua posição e pretende disputar a capital paraibana. Ele tem o apoio dos deputados bolsonaristas Cabo Gilberto e Walber Virgolino.

Marcelo Queiroga – Queiroga nasceu em João Pessoa. Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fez residência no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, especializando-se em cardiologia com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. Marcelo Queiroga foi ministro da Saúde do Brasil, no governo de Jair Messias Bolsonaro.

PT se lança com Luciano ou Cida – O Partido dos Trabalhadores como sempre vem travando uma batalha interna para lançar uma candidatura própria em João Pessoa. Os deputados petistas Luciano Cartaxo e Cida Ramos são os nomes mais cotados para enfrentar a corrida eleitoral.

Ruy Carneiro – O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) já se lançou como pré-candidato em João Pessoa. Ele conta atualmente com o apoio do PSDB. Em 2020, disputou a Prefeitura de João Pessoa, mas acabou ficando na terceira colocação com 59.730 votos, o que representa 16,37% dos votos válidos. O parlamentar foi eleito deputado federal em 2010 com 108.644 mil votos, sendo portanto, o segundo mais votado da Paraíba.

Redação

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

Chica Mota minimiza vaia a Hugo Motta e atribui episódio à polarização política

A deputada estadual Chica Mota (Republicanos) minimizou, durante entrevista nesta terça-feira (10), a vaia direcionada…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o ministro Marco Buzzi de suas atribuições…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026