A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Eleições em João Pessoa: Entenda a importância eleitoral da capital e como os pré-candidatos vêm se mobilizando

PMJP

O ano de 2024, começou e o cenário das eleições também, uma das cidades paraibanas, onde o processo eleitoral deve ser bem disputado é João Pessoa, maior cidade do estado que concentra uma população de 833.932 mil habitantes, de acordo com dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números do IBGE revelam que a população aumentou 15,26% em comparação com o Censo de 2010. Além disso, no ranking de população dos municípios, João Pessoa ocupa o primeiro lugar no estado, sendo a sétima maior população na região Nordeste e na vigésima posição no Brasil. A pesquisa do IBGE também aponta que capital paraibana tem uma densidade demográfica de 3.970,27 habitantes por km² e uma média de 2,8 moradores por residência.

Números que desafiam qualquer gestor, uma vez, que a capital é o centro de uma Região Metropolitana que abriga onze municípios, tendo como principais Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Conde. Desta forma, à população da Região Metropolitana de João Pessoa supera os mais de 1,3 milhão de habitantes.

Pré-candidatos – O atual prefeito Cícero Lucena (PP) tem certa vantagem por estar no cargo o que oferece uma maior visibilidade. Ele foi eleito em 2020, durante o segundo turno, onde obteve 185.055 mil votos, o que corresponde a 53,16% dos votos válidos. Já seu oponente, Nilvan Ferreira, na época no MDB, teve 163.030 mil votos, conseguindo 46,84% dos válidos. Do total, 15.164 mil foram votos brancos, 37.103 mil nulos e houve 121.917 mil abstenções. Para a reeleição, o prefeito Cícero Lucena espera contar com a aliança de partidos que teve em 2020.

Nilvan Ferreira Apesar do obstáculo imposto pelo partido contra sua pré-candidatura em João Pessoa, o comunicador manteve sua posição e pretende disputar a capital paraibana. Ele tem o apoio dos deputados bolsonaristas Cabo Gilberto e Walber Virgolino.

Marcelo Queiroga – Queiroga nasceu em João Pessoa. Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fez residência no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, especializando-se em cardiologia com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. Marcelo Queiroga foi ministro da Saúde do Brasil, no governo de Jair Messias Bolsonaro.

PT se lança com Luciano ou Cida – O Partido dos Trabalhadores como sempre vem travando uma batalha interna para lançar uma candidatura própria em João Pessoa. Os deputados petistas Luciano Cartaxo e Cida Ramos são os nomes mais cotados para enfrentar a corrida eleitoral.

Ruy Carneiro – O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) já se lançou como pré-candidato em João Pessoa. Ele conta atualmente com o apoio do PSDB. Em 2020, disputou a Prefeitura de João Pessoa, mas acabou ficando na terceira colocação com 59.730 votos, o que representa 16,37% dos votos válidos. O parlamentar foi eleito deputado federal em 2010 com 108.644 mil votos, sendo portanto, o segundo mais votado da Paraíba.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe