Categorias: Política

Eleições 2016: fila e tumulto para cadastro biométrico em João Pessoa

PUBLICIDADE

Sob sol forte, chuva e até enfrentando a madrugada, jovens, idosos, mulheres carregando crianças no colo, pessoas doentes. Uma verdadeira multidão está se aglomerando no Cartório Eleitoral de João Pessoa, numa fila que ultrapassa a barreira do quarteirão onde o prédio do cartório se localiza. Tudo isso por causa do medo de perder benefícios e até mesmo a falta de informação sobre o processo de regularização do título de eleitor e o cadastramento biométrico tem causado pânico para algumas pessoas e transtorno para a maioria que tem buscado regularizar a situação no Cartório Eleitoral de João Pessoa.

 

O prazo para a transferência de título vai até o fim deste mês e isso tem causado transtorno para as pessoas que querem transferir o documento para votar na Capital. Como vários servidores foram deslocados para realizar o cadastramento biométrico nas cidades do interior do Estado, o serviço tem sido demorado.

 

Muitos dos que estão enfrentando dificuldades são moradores de João Pessoa que votam em outros municípios e querem transferir o título de eleitor. Gente que tem dormido na fila para conseguir uma ficha de atendimento. É o caso de Maria Cristina Gomes de Oliveira, de 48 anos de idade. Ontem, ela conseguiu a primeira vaga da fila para ser atendida. Porém, teve que chegar ao local às duas horas da madrugada.

 

O desespero de Maria Cristina é o mesmo da maioria das pessoas que está sendo atendida no Cartório Eleitoral: o medo de perder direitos a benefícios. No caso dela, específico, Maria Cristina tem pretensões de contrair um empréstimo bancário. Mas, está preocupada em não conseguir a aprovação do banco por não ter realizado o cadastramento biométrico. Já tinha sido a quinta vez que ela havia enfrentado a fila, mas ainda não tinha sido atendida.

 

O atendimento começa ao meio dia e apenas 200 fichas estão sendo entregues diariamente para que a população seja atendida. 140 fichas para o atendimento normal e 40 para o prioritário. Os funcionários do Cartório Eleitoral têm feito uma triagem para tentar solucionar com antecedência a problemática de cada eleitor. Já o prazo para a conclusão do cadastramento biométrico é até 18 de março. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), os eleitores que ainda não realizaram a biometria poderão ter o título cancelado.

 

Segundo o presidente do TRE, desembargador João Alves da Silva, com a homologação do processo biométrico, o eleitor que não se cadastrou terá o título cancelado e ficará sujeito às penalidades da lei, e sofrer vários prejuízos, como: não obter passaporte, não se inscrever em concurso público, não obter empréstimos, não receber salário, se servidor público, além de suspensão dos benefícios sociais como o Bolsa Família, dentre outros.

 

O estudante Claúdio Lopez afirmou que somente agora decidiu transferir e fazer o cadastramento, pois não tinha sido informado sobre as possíveis penalidades. Ele explicou que já era o terceiro dia que tentou o atendimento, mas ainda não tinha conseguido pegar uma ficha para resolver o problema. "As pessoas estão dormindo na fila. Dessa forma fica difícil solucionar a minha situação", disse.

 

Até mesmo as pessoas que já não são mais obrigadas pela lei a votar têm se encontrado em situação de desespero pela falta de informação. A aposentada Rita Farias de 67 anos de idade ressaltou que estava há mais de cinco horas na fila com medo de perder o direito à aposentadoria concedida pelo INSS. Desesperada, ela afirmou que até os familiares que vivem em cidades do interior da Paraíba estavam preocupados em ser prejudicados.



Correio da Paraíba



Foto: Correio da Paraíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Maioria dos deputados paraibanos votam para manter veto a PL que puniria fake news na eleição

O Congresso Nacional decidiu nesta terça-feira (28) manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)…

28 de maio de 2024

Corpus Christi não é feriado nacional; saiba quais capitais param

Celebrado tradicionalmente no país, a data de Corpus Christi não é um feriado nacional. O…

28 de maio de 2024

João Azevêdo comemora 1º lugar da Paraíba como estado com o maior crescimento do PIB no país em 2024

O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou seu perfil uma rede social para comemorar o…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024

Operação Carcará apreende arsenal na Paraíba

Uma investigação que durou mais de um ano resultou na desarticulação de um grupo criminoso…

28 de maio de 2024

PMJP decreta ponto facultativo na próxima quinta (30) e sexta (31)

A Prefeitura de João Pessoa não terá expediente interno nas repartições públicas municipais nos próximos…

28 de maio de 2024