Categorias: Política

Eleição bi-polarizada entre PMDB e PSDB pode tirar Daniella

2012: eleição bi-polarizada entre PMDB e PSDB em CG pode tirar Daniella Ribeiro do páreo, prevê analista político

O marqueteiro e analista político, Alan Kardec, fez uma previsão reveladora em sua coluna, no portal PB Agora, no que diz respeito a disputa pela Prefeitura de Campina Grande em 2012.

Em breve análise, o marqueteiro aponta como iminente a queda da deputada Daniella Ribeiro (PP) nas pesquisas de intenção de voto no próximo pleito. Tudo porque, segundo o marqueteiro, a eleição será bi-polarizada pelos candidatos dos dois principais partidos da política paraibana – PMDB e PSDB, através dos nomes de Tatiana Medeiros e Romero Rodrigues.


Confira a análise do marqueteiro:

Os históricos eleitorais de Campina Grande e da Paraíba mostram que nosso eleitorado nem sempre aposta numa terceira candidatura, a famosa terceira via. E não é só no âmbito local. Se analisarmos as últimas disputas presidenciais veremos uma forte bipolaridade entre o PSDB e o PT desde 1994. Parece até que vivemos num sistema bipartidário.

Com exceção da desastrosa ex-prefeita Cozete Barbosa, em 2004, o eleitor campinense nunca apostou numa terceira via, definindo as eleições entre dois candidatos. Vale lembrar que em 2004 Cozete Barbosa tinha a máquina municipal para temperar a sua campanha. Sem isso, Cozete deixaria de ser a exceção nessa análise.

Sem grupo político, mas com tradição familiar, a deputada e pré-candidata Daniella Ribeiro corre o risco de sobrar na curva. Hoje Daniella possui nas pesquisas de opinião um voto que não lhe pertence. É o voto do eleitor de Veneziano, que até pouco tempo, órfãos de um candidato com potencial para derrotar o tucano Romero Rodrigues, estavam simpáticos à candidatura de Daniella.

Mas com o lançamento não oficial da candidatura da secretária de Saúde Tatiana Medeiros, o voto dos simpatizantes da gestão de Veneziano tende a migrar para a possível sucessora do prefeito. Sendo assim, Daniella ficará sem espaço numa campanha disputada entre Oposição e Situação.

Na entrevista concedida ao jornalista Luis Torres, no Conexão Arapuan, Daniella sentiu dificuldades em se posicionar sobre os assuntos político-administrativos de Campina. Ou seja, faltou posicionamento. E sem posicionamento eleitoral qualquer candidato fica enfraquecido. Daniella não disse se é a favor ou contra o governo Veneziano. E isso deixa o eleitor confuso.

Pode acontecer com Daniella o mesmo que aconteceu com Geraldo Alckmin em 2008 na eleição paulistana. Candidato contra a vontade de Serra (que apoiara Kassab), Alckmin começou a campanha disputando o primeiro lugar com a Marta Suplicy. Mas não tinha discurso nem de oposição nem de situação, pois o PSDB era da base do prefeito. Não tinha posicionamento. Resultado: foi ultrapassado pelo neófito Kassab e terminou a eleição em terceiro lugar.

Fora isso, a falta de grupo político pode atrapalhar a candidatura da deputada Daniella. Como fazer uma campanha numa cidade do porte de Campina Grande sem ter um grupo de vereadores, líderes comunitários, sindicatos, associações e deputados? Fica difícil quebrar a dicotomia Romero (oposição) X Tatiana (situação) acreditando apenas na boa vontade do eleitor. É muito romantismo. Tatiana terá Veneziano como padrinho. Já Romero terá Cássio. E Daniella?

A queda de Daniella Ribeiro nas pesquisas é inevitável. Questão de tempo.

Clique aqui e veja o conteúdo na íntegra

PB Agora
 

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026