Categorias: Política

Efraim surfa na vantagem e na onda bolsonarista

PUBLICIDADE

Sem risco em 2026 e surfando na onda bolsonarista, Efraim deve aproveitar ‘vantagem’ para emplacar irmão deputado federal

ANÁLISE – No tabuleiro político paraibano de 2026, Efraim Filho (União Brasil) se destaca não por estar em posição privilegiada, mas por ser o único entre os principais nomes no páreo que não tem o que perder. Com o mandato de senador garantido até 2030, ele pode entrar na disputa pelo Governo da Paraíba sem risco político direto, o que lhe permite jogar com mais liberdade e foco estratégico.

Enquanto isso, os demais pré-candidatos enfrentam custos políticos muito mais altos:

Cícero Lucena (MDB), se decidir deixar a Prefeitura de João Pessoa para disputar o governo e perder, ficará sem mandato;

João Azevêdo (PSB), atual governador, encerra o ciclo em 2026 — e caso tente novo cargo e não consiga, também ficará fora da política eletiva;

Veneziano Vital do Rêgo (MDB), senador até 2027, se for derrotado, também fica sem mandato;

Marcelo Queiroga (PL), por outro lado, não tem mandato a perder, o que o deixa livre para investir em visibilidade, mas com capital político limitado.

Nesse cenário, Efraim joga com folga.

A movimentação do parlamentar, dessa forma, foca em dois objetivos centrais: testar seu próprio nome na corrida estadual e abrir caminho para a eleição do irmão, o hoje deputado estadual George Morais, à Câmara Federal. O União Brasil hoje tem presença tímida na bancada paraibana, com apenas uma vaga ocupada por Damião Feliciano, que enfrenta dificuldades de reeleição após a votação modesta de 2022. Na Assembleia, conta hoje com apenas George Morais, que já avisou que não disputará reeleição, e Taciano Diniz, que tem admitido trocar a legenda pelo MDB.

Ciente desse cenário, Efraim deve usar o peso de seu mandato e sua visibilidade nacional para fortalecer o grupo político e garantir mais espaço no Congresso e na Assembleia Legislativa.

Além disso, o senador deve aproveitar o apoio do eleitorado bolsonarista, especialmente após a reaproximação com o PL, partido que vai compor sua aliança majoritária. Essa base, ainda fiel ao ex-presidente Jair Bolsonaro, pode ser decisiva tanto para sustentar sua pré-candidatura ao governo quanto para impulsionar a votação de George Morais.

Assim, Efraim entra no jogo de 2026 sem risco de perda, mas com muito a ganhar se conseguir transformar sua influência e o capital político do bolsonarismo em uma estrutura partidária mais robusta e familiarmente fortalecida.

Em tempo

O que Efraim articula hoje já é uma prática comum na Paraíba. Atualmente, a senadora Daniella Ribeiro (PP) tem o irmão Aguinaldo Ribeiro (PP) como deputado federal. No passado, o senador Vital do Rêgo (hoje ministro do TCU) teve o irmão Veneziano Vital (atualmente senador) como deputado federal. Nada se cria, tudo se copia: Efraim apenas segue uma receita já testada na política paraibana.

Em resumo, Efraim Filho atua no tabuleiro com tempo, mandato e margem de manobra.


PUBLICIDADE

Últimas notícias

Flamengo desafia o poderoso PSG no Catar por segundo título da Copa Intercontinental

O Flamengo desafia o poderoso Paris Saint-Germain disposto a encerrar a temporada com cinco taças. Campeão estadual, da Supercopa…

17 de dezembro de 2025

Operação da Polícia Militar apreende 61 tabletes de drogas em JP

Uma operação da Polícia Militar da Paraíba, realizada na madrugada desta quarta-feira (17), resultou na…

17 de dezembro de 2025

Ex-policial militar investigado por fraudes em concursos morre em Patos

O ex-policial militar Wanderlan Limeira de Sousa, de 44 anos, morreu nessa terça-feira (16) na…

17 de dezembro de 2025

Preço do litro de gasolina comum em João Pessoa oscila até R$ 0,24 entre postos

O preço da gasolina para pagamento à vista está oscilando entre R$ 5,75 (Ferrari –…

17 de dezembro de 2025

Atuação de Aguinaldo e Hugo Motta garante aprovação de ajuste fiscal que impacta bets, fintechs e JCP

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (16) um projeto considerado estratégico para o equilíbrio…

17 de dezembro de 2025

Adriano Galdino brinca e expões corrida de deputados por cadeira no TCE-PB: “É muita gente querendo”

Durante a Sessão Ordinária itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizada em Pocinhos, o…

17 de dezembro de 2025