A Paraíba o tempo todo  |

Efraim Filho confirma favoristismo e é eleito para liderar bancada do DEM na Câmara

Efraim Filho confirma favoristismo e é eleito para liderar bancada do DEM na Câmara dos Deputados

O favoritismo de Efraim Filho, do DEM, foi confirmado na tarde desta terça-feira (07). O paraibano foi eleito para liderar a bancada do DEM na Câmara dos Deputados.

A legenda é a sétima, em termos numéricos, na Câmara, possuindo vinte e oito expoentes.

Efraim, que é filho do ex-senador Efraim Morais, substituirá ao deputado Pauderney Avelino, do Amazonas.

O ex-senador Efraim, pai de Efraim Filho, foi primeiro-secretário do Senado e, quando atuou na Câmara, ocupou a vice-presidência, tendo dado posse a Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, para seu primeiro governo, em 2003, já que o paraibano ascendeu à presidência com a renúncia de Aécio Neves para assumir o governo de Minas Gerais.

A perspectiva de troca de comando nas bancadas parlamentares dominava as discussões políticas em Brasília em todos os partidos.

Além de Efraim, disputavam a preferência da bancada os deputados Jorge Mudalen (SP) e José Carlos Aleluia (BA).

Dessa vez o paraibano levou a melhor.

Em entrevista, antes do resultado, Efraim Filho dizia que gostaria de ser alçado ao posto de líder para, sobretudo, poder inserir a Paraíba nos debates nacionais, nas reformas que virão, dando vez e voz ao Estado.

“A sociedade exige hoje dos partidos uma oxigenação da imagem, das idéias, e a gente como representante da nova geração política, a gente pode cumprir essa missão e focalizar esses novos pensamentos”, disse.

O novo líder do Democratas, Efraim Filho, tem 37 anos e está em sua terceira legislatura. Considerado um dos “Cabeças” do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que o classifica como “articulador”, o parlamentar paraibano se destaca por suas posições firmes e coerentes.

Recentemente Efraim esteve à Frente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão. Sua presidência ficou marcada pelo forte apoio que recebeu dos aposentados e pensionistas, vítimas de esquemas de corrupção. A condução séria dos trabalhos na Comissão resultou em diversas sugestões para modificações na gestão dos Fundos de Pensão, para evitar novas fraudes.

Efraim também se destacou por sua atuação nas Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Viação e Transporte; além de presidir a Frente Parlamentar de Combate ao Contrabando.

Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, com especialização em Direito do Consumidor na Universidade de Granada, na Espanha, Efraim já palestrou em diversos países em defesa da liberdade política e para estimular os jovens a se engajarem na política. Efraim Filho vai liderar uma das bancadas mais atuantes na Câmara.

 

Márcia Dias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe