Categorias: Política

Efraim comemora sanção de projeto de lei que aumenta limite para aquisição de leite

Ao receber a notícia da sanção presidencial ao Projeto de Lei 186/2015, o deputado Efraim Filho (DEM/PB) disse que “como deputado, sempre defendeu a medida e como relator, se empenhou para aprovar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)”.

O Diário Oficial da União publicado nesta sexta-feira (4) notícia da sanção presidencial sem vetos. Com isso fica estabelecido que o limite mínimo de aquisição de leite de pequenos produtores no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Agora, de acordo com a Lei 13.789, de 3 de janeiro de 2019, o limite mínimo para a compra direta dos pequenos produtores familiares é de 35 litros diários o que para Efraim Filho é uma grande conquista para quem produz leite no Nordeste, porque significa mais emprego e renda para a região.

Conhecedor da realidade do setor produtivo no Nordeste e em especial da Paraíba, o Democratas tem defendido em plenário e junto aos órgãos do governo Federal, medidas que recompensem a produção, especialmente dos pequenos e estimulem a manutenção e ampliação da atividade leiteira.

“Temos que levar em conta o arranjo produtivo local e as condições de produção numa região duramente afetada pela seca”, argumentou.

O projeto aumenta para até 150 litros de leite o volume de venda dos produtores rurais para o PPA, de acordo com a proposta do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Este é o limite diário. O limite do PPA era de R$ 4 mil por semestre.

“Este valor não estimulava a produção e, diante da grave crise que enfrentamos, é essencial estimular o empreendedorismo, inclusive o rural”, explicou Efraim.

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026