Categorias: Política

Educação, saúde e mobilidade dominam debate na RCTV

PUBLICIDADE

 O debate que acontece nesta segunda-feira (29) da RCTV com transmissão em rádio, TV fechada e Portal traz os candidatos a prefeito de João Pessoa debatendo temáticas de educação, saúde e mobilidade.

 

No primeiro bloco Luciano Cartaxo (PSD) perguntou a Victor Hugo (PSOL) e depois  Victor devolveu perguntando a Cartaxo. Ambos tiveram direito e réplica e tréplica.

A indagação primeira foi sobre o ensino de linguas estrangeiras

Victor Hugo- A educação na sua gestão tem uma centralização. Por exemplo a criação de um Centro de Linguas, mas não dá suporte nas escolas. Não está sendo cumprida a meta do ensino integral. Vamos descentralizar a educação levando não apenas educação de linguas, mas também esporte, lazer. Tudo é válido, mas nosso ensino é carente, as escolas estão detonadas e temos desvalorização dos profissionais, não se paga o piso.

Cartaxo- Montamos um Centro de Linguas, mas também treinamos nossos professores. Vamos entregar a primeira escola bilingue do Brasil no bairro Alto do Mateus. temos visão de futuro e compromisso com a educação.

 

A segunda foi sobre mobilidade

Cartaxo-  Lançamos um plano de mobilidade e entregamos várias obras de alargamento e duplicação de avenidas importantes. Estamos atendendo ciclistas, pedestres e demais usuários com nossas intervenções.

Victor- Alargamento é pouco e pagamos caro por isso, pela falta de planejamento.

 

Depois o professor Charliton (PT) perguntou a Cida Ramos (PSB) e posteriomente foi o contrário.

 

O primeiro tema foi saúde

Charliton- A saúde está uma tragédia humana, como podemos ver na quantidade de secretários, cinco em quatro anos. Nós vamos defender a saúde preventiva e atenção básica e acabar com a falta de transparência. Lembro três hospitais que não foram abertos, o da mulher, casa da mamãe bebê e parto normal. O projeto do atual prefeito priorizou outras coisas.

 

Cida- É preciso restruturar a saúde básica. Os PSF não atendem aos interesses da população, levar insumos, medicamentos e profissionais. Abrir de forma regionalizada, servindo como pronto atendimento.

 

O segundo tema foi mobilidade

Cida- É preciso fazer com que a passagem paga se reverta em qualidade. Vamos discutir com a população uma melhor qualidade e com as empresas como fazer isso. São muito problemas. É preciso uma discussão ampla.

 

Charliton- O prefeito não fez um plano de mobilidade e nós vamos fazer e implantar. Além disso vamos mexer num vespeito para discutir com as empresas um transporte mais barato e de qualidade. 

 

No segundo bloco, Charliton perguntou a Cartaxo e este lhe fez uma pergunta.

 

O tema foi pavimentação de ruas.

Cartaxo- foram 65 km de ruas calçadas e entendemos a cidade da população. Eu conheço o povo de perto.

Charliton- quero saber quais os bairros que o senhor não responde. Nós vamos cumprir e com transparência.

 

O segundo tema foi geração de emprego e renda.

 Professor Charliton- Nunca participei do Governo e nunca o partido foi chamado para falar e ouvir. Vamos revitalizar o turismo e Centro Histórico e trazer um parque tecnológico. Vamos pensar grande para levar a cidade para o futuro. A cidade está abandonada, não existe biblioteca, Centro de Cultura e Museu. O senhor paralisou a cidade. O seu governo não tem espaço para o desenvolvimento.

Luciano Cartaxo- A discussão não é defender o partido e sim pela cidade. Trago políticas concretas para a melhoria da cidade e da população. Nos revitalizamos o Centro e demais bairros para incentivar a economia do local.

 

Cida perguntou a Victor Hugo e este lhe devolveu também uma pergunta.

O tema foi a conjuntura política na atualidade.

Cida- Uma das maiores crises economicas, políticas e da democracia. Minha posição continua. Não abro mão da defesa das conquistas de direitos e o povo conta comigo de forma clara. É preciso que quando a gente fala ter coerência. A política é a arte de fazer alianças. É fazer a unidade com os diferentes. Quem se coligou a nós sabe como nós conduzimos e temos orgulho de dizer que temos plano para a cidade.

Victor Hugo- Seu vice apoia o impeachment, a luta do poder pelo poder fez sua coligação esquecer da coerência. Eu acho que a população assiste isso com vergonha.

 

O tema seguinte foi infra-estrutura;

 

Victor Hugo- A falta de conclusão causa maior custo. Como gerar recursos, com controle de investimentos. Faremos um levantamento de tudo e dar andamento e ser concluídas o mais breve possível. Temos que estar de olho na geração de empregos que para isso tem que dar infra-estrutura, nossa cidade não consegue planejar João Pessoa e é cada vez mais abandono.

 

Cida Ramos-  Obras paralisadas que se arrastam e qual a explicação para essa lentidão. Nós temos que terminar estas obras inacabadas. Uma escola que está paralisada, nem começou a ser feita. Revitalização de mercados, escolas. Essa gestão prometeu muito e tem a capacidade de dizer o que não faz.

 

No terceiro bloco Victor Hugo perguntou a Charliton e virse versa. Neste ponto eles comentaram sobre funcionalismo público e também educação.

Neste sentido o professor Charliton revelou que deve fazer concursos e valorizar a educação, buscando melhorar os indicadores da área que está muito abaixo do que ele considera como ideal.

Já Victor Hugo disse que a meta é valorizar sempre o servidor dando a ele seu pagamento dentro da lei, como no ensino que é descumprido. Vai levar condição de trabalho e valorização do profisisonal para melhorar os serviços como na educação. “É nossa prioridade”.

 

O embate ficou mais forte quando a pergunta ficou entre os candidatos Cida Ramos e Luciano Cartaxo. 

 

Faltou as propostas e o embate ficou no âmbito da troca de acusações. Eles debateram sobre obras paralisadas como a do Centro do Turista e também das entregues como Praça da Independência e outros pontos de divergência.

 

Cida e Cartaxo também comentaram sobre uma servidora que segundo o prefeito é concursada e não é indicada. Cida levantou o questionamento de que a servidora poderia ter sido nomeada por parentesco e assim configuraria nepotismo. No entanto, Cartaxo esclareceu que ela era servidora de carreira e concursada. 

 

Por fim, o debate teve espaço às considerações finais, nas quais os candidatos pediram o voto e finalizaram agradecendo o espaço de deixar suas propostas e esclarecer seus pensamentos e desejos para a cidade.

 

 PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024