Categorias: Política

Eduardo: incentivo aos pequenos negócios estarão no foco no 2º semestre

PUBLICIDADE

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Eduardo Carneiro (PRTB), destacou que um dos temas priorizados por seu mandato no segundo semestre será a promoção de debates e ações sobre o incentivo aos pequenos negócios e à economia paraibana. Na próxima quinta-feira (1º), a Assembleia retoma os trabalhos após recesso parlamentar.

Entre as ações, Eduardo Carneiro destacou a realização de audiência pública para debater as medidas anunciadas pelo Governo Federal para tratar sobre os pequenos empreendedores, a exemplo da MP da ‘Liberdade Econômica’ (MP 881/2019) e o novo programa que está sendo criado voltado à “primeira empresa”. A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) está preparando uma série de iniciativas para inserir no Portal do Empreendedor, canal oficial voltado à formalização do microempreendedor individual, uma espécie de beabá para os futuros donos de empresas.

“Precisamos debater e agrupar sugestões que possam contribuir com esse pacote de medidas que está sendo formulado. O Governo Federal está preparando uma série de ações que facilitam e estimulam o empreendedorismo, principalmente os pequenos. Nosso trabalho é garantir que o empreendedor paraibano tenha acesso às informações como forma de garantir seu fortalecimento, assegurando a manutenção de uma economia forte e produtiva”, disse o parlamentar.

O deputado disse ainda que o Governo Federal está correto ao perceber que a preparação dessas empresas é crucial para a economia do País, já que 98% das companhias no Brasil são de pequeno porte. No total, são cerca de 8 milhões de micro e pequenas empresas e mais 8,5 milhões de microempreendedores individuais. “Os pequenos negócios continuam exercendo papel de protagonismo no processo de reaquecimento da economia e do mercado de trabalho”, comentou.

Dados – Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que os pequenos negócios geraram 359 postos de trabalho durante o mês de maio na Paraíba. Ao todo, 683 novas vagas de trabalho foram criadas no estado, ou seja, 53% delas no universo dos pequenos negócios.

Levantamento realizado pelo Sebrae também indica que foi o setor de serviços o principal responsável pela criação de novas vagas de emprego (201) nas micro e pequenas empresas. Conforme os números, também se destacaram a indústria de transformação, que criou 137 vagas, e a construção civil, segmento em que foram abertos 109 postos de trabalho.

Segundo o levantamento, de janeiro a maio de 2019 as MPE geraram 1.654 vagas de emprego, enquanto as médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo de 8.601 postos de trabalho.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025

Branco Mendes minimiza ataques de Tião Gomes contra Pollyanna Dutra

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…

18 de dezembro de 2025

RC afirma que não será convencido por Lula a apoiar candidatura de João Azevedo ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…

18 de dezembro de 2025

Prefeitura no Agreste lança edital de concurso com mais de 130 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…

18 de dezembro de 2025