Categorias: Política

E se Ricardo sofrer um golpe?

PUBLICIDADE

Sintomática a consulta do deputado federal Wilson Santiago sobre a criação de um novo partido. Mais sintomática ainda a informação de que ele estaria atendendo a pedido do colega Manoel Júnior que, assim como tantos outros socialistas ligados a Maranhão, está refém do PSB do prefeito Ricardo Coutinho.

Faz sentido e a resposta do TSE pode salvar meio-mundo de maranhistas que estão presos às leis de fidelidade partidária. Porque o desejo não se restringe apenas a Manoel Júnior, mas a vários outros socialistas candidatos nas eleições de 2010.

No mundo real, Júnior, Expedito Pereira, Nadja Palitot, Guilherme Almeida e tantos outros esperam uma “janela” da tão desejada reforma política para saírem do partido sem correr o risco de perderem os mandatos. Curiosamente, a lei de fidelidade partidária não pune pensamentos. Porque fosse assim estariam todos expulsos.

O fato é que, como já dissemos em colunas anteriores, há mais inimigos de Ricardo Coutinho dentro do PSB do que fora. Daí surge uma possibilidade: e se Maranhão estiver tramando para dar um golpe no prefeito via direção nacional do PSB?

Ora, não falta know-how para Maranhão, que já fez o mesmo com o PMDB em 1998. Nem para Ricardo, que já foi vítima de um quando foi obrigado a deixar o Partido dos Trabalhadores.

Vejamos, portanto, alguns sinais que têm cheiro de golpe. Maranhão assume o governo do Estado e, em poucos dias, dá um tratamento para o PSB digno de um pai prestimoso.

Sem consultar o prefeito, aumentou a bancada do partido na Assembléia com a convocação de Expedito Pereira, reservou uma secretaria de Estado para Guilherme Almeida e vem prestigiando de forma imoderada parlamentares como Manoel Júnior e Marcondes Gadelha com indicações de cargos, mas muito cargos, de terceiros e quarto escalões.

Diz-se que em meia hora de conversa com Manoel Júnior ou Leonardo Gadelha, por exemplo, é possível preencher dez laudas de Diário Oficial do Estado. Coisa que nem os peemedebistas têm conseguido.

Em poucas ações, está alimentando a simpatia de socialistas para si e incitando o ódio a Ricardo. O resultado disso é óbvio: esvaziamento do partido. Somente isso já poderia se configurar, por si só, um golpe branco.

Mas o perigo vai além. Imagine dois deputados federais, com assento e voto no Congresso Nacional, uma bancada de quatro deputados estaduais e ainda mais um “reca” de prefeitos do PSB dizendo à direção nacional do partido que vão sair da legenda por causa da “tirania” de Ricardo?

Imagine todos eles dizendo, numa só voz: o melhor candidato da legenda não é Ricardo, mas Maranhão que nos prestigia em seu governo, tem fortes chances de reeleição e ainda pode nos garantir uma vaga de vice-governador?
É preciso saber se Ricardo Coutinho está forte o bastante junto à direção nacional do PSB, leia-se Eduardo Campos, para evitar qualquer movimentação neste sentido.
De pronto, ele já leva uma desvantagem porque não é socialista histórico. Não nasceu nem foi criado no seio do PSB. Entrou depois de velho.

Por via das dúvidas, é melhor se cuidar. Dentro do PSB, o prefeito de João Pessoa pode, rapidamente, passar a ser caça e não mais caçador.
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024