Categorias: Política

Duas máquinas em jogo

PUBLICIDADE




    Gente, muita atenção nessa hora. Este portal, faltando um ano para as eleições para governador, divulga, mais uma vez, um empate técnico entre o prefeito Ricardo Coutinho e o governador José Maranhão.

    Atenção 1) O ex-governador Cássio Cunha Lima ainda não entrou na campanha e pode fazer a diferença para Ricardo Coutinho que, desta vez, vai ter que exercitar um lado que insiste em se manter, digamos, discretíssimo: a humildade de reconhecer que precisa, sim, e muito, do apoio alheio. Neste caso, dos tucanos.

    Não será muito fácil, todos sabemos. Ricardo gosta de parecer absoluto, auto-suficiente, prefere receber adesões como se assim estivesse fazendo um favor aos partidos que se pretendem aliados. Mas, quem sabe?, o tempo pode ter mostrado a ele que política se faz com conversa e adesões, que implicam em responsabilidades de parte a parte. E que o ex-governador Cássio jamais pode ser comparado a lideranças de outros partidos menores, pela força que exerce em Campina Grande e em várias outras partes do Estado onde Ricardo ainda não tem penetração.

    Atenção 2) Ambos os candidatos têm o controle de máquinas poderosas. Portanto, fiquemos de olho nas gratificações, nas acomodações “naturais” de aliados e apadrinhados políticos nos diversos órgãos da administração pública municipal e estadual.

    Atenção 3) A vigilância deve ser ainda maior em relação ao Estado. Não por uma eventual implicância minha em relação ao governador, mas por tratar-se da mais poderosa máquina administrativa. É uma estrutura grandiosa e, por isso mesmo, com capacidade para nomeações graciosas, por assim dizer. E todos sabem que, embora a legislação esteja bem mais severa do que há décadas atrás, eleição se ganha com dinheiro (muitas vezes dinheiro público), com poder e, também, com cargos públicos e outros agrados facilitados por essas máquinas.

    Em um ano, claro, muita coisa pode acontecer para alterar esse quadro. Mas, pelo rumo que as movimentações políticas vêm tomando, a polarização entre Ricardo e Maranhão vai continuar. É uma tendência natural, já que a candidatura de Cícero Lucena não decola, muito menos outras de partidos nanicos.

    Polarização nunca é bom. É interessante quando há três candidatos com igualdade de condições, o que é praticamente impossível por aqui. E quando essa polarização se dá entre dois administradores públicos, os dois mais importantes, é preciso vigilância extrema, não só da população, mas dos órgãos responsáveis. Rigor não deve existir apenas para alguns. É para todos. Ou não acabou o tempo em que os rigores da lei eram só para os inimigos de quem a aplica?

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024