Um detalhe no registro das candidaturas para as eleições de 2026 chamou atenção na composição da chapa do candidato ao Senado Marcelo Queiroga (PL) na Paraíba. Carol Morais, aparece no sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como “inapta” para a condição de segunda suplente do ex-ministro da Saúde.
Carol Morais é esposa de Efraim Filho, que disputa o Governo da Paraíba pelo PL e integra a mesma composição política que tem Marcelo Queiroga como candidato ao Senado.
Segundo a Justiça Eleioral, estar inapto no sistema significa que o candidato não está habilitado para concorrer à eleição naquele momento. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a candidatura foi indeferida, o candidato renunciou ou houve alguma decisão que impediu sua participação. Nesse caso, o eleitor não poderá eleger esse candidato, e o voto digitado para ele será considerado nulo.
No caso de Carol, o próprio sistema eleitoral apresenta “renúncia” no campo destinado à justificativa da situação. Segundo a explicação disponibilizada pelo TSE, a classificação significa: “Candidatura para a qual foi apresentada desistência e cuja renúncia já se encontra homologada pela Justiça Eleitoral.”
Com isso, até o momento Carol Morais não está mais habilitada a concorrer como segunda suplente na chapa de Marcelo Queiroga.
Vale lembrar que Flávio Amaral, que havia sido indicado como primeiro suplente do candidato ao Senado, também aparece no DivulgaCand como “inapto”, mas neste caso, a situação já havia sido informada após ele ter desistido da candidatura.
A diferença é que, agora, o registro de Carol Morais também aparece atualizado no sistema da Justiça Eleitoral, com a renúncia já homologada.
É válido pontuar também que a situação das candidaturas pode sofrer alterações durante o processo eleitoral, conforme decisões da Justiça Eleitoral e eventuais substituições apresentadas pelos partidos e coligações, dentro das regras e prazos estabelecidos pela legislação.
PB Agora
