Categorias: Política

Dirigente nacional do PT formaliza denúncia e pede a expulsão de Anísio Maia

O deputado estadual Anísio Maia vai responder a processo na Executiva Nacional do PT e poderá ser expulso da sigla. O petista disputa as eleições para prefeito de João Pessoa, contrariando as determinações nacionais. A representação protocolada pela secretária nacional de organização do partido, Sônia Braga, alega “flagrantes violações à disciplina, à fidelidade e à ética partidária”.

Os dirigentes do Diretório Municipal, que deram suporte à “insurreição” do deputado contra a determinação nacional, demonstram perplexidade com o ocorrido. Eles alegam que a medida é autoritária e atropela o debate político. O Diretório Nacional fechou, em convenção, o apoio à candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), com os petistas indicando o vice. A Justiça, no entanto, manteve a candidatura de Anísio.

O Diretório Nacional, no entanto, vê Anísio apenas como um candidato “laranja”, colocado para beneficiar “a direita” em João Pessoa. A acusação foi mantida por Sônia Braga na representação protocolada na Comissão de Ética do partido. Ela amplia a acusação citando movimentos do petista em direção à direita em outros municípios. Um deles é Belém do Brejo do Cruz.

“O deputado Anísio Maia já faz campanha aberta, no interior da Paraíba, para os candidatos da base do Bolsonarismo, como é o caso, por exemplo, de Belém do Brejo do Cruz, onde o PT disputa a eleição indicando o candidato a vice na chapa do PSB. Entretanto, Anísio Maia preferiu naquela cidade declarar apoio ao prefeito, Evandro Maia, do PL, desrespeitando frontalmente o artigo 229 do Estatuto”, disse.

Na cidade, o PT indica o vice de Elaine Catarine (PSB), com a indicação de Elídio do PT. Já Anísio, segundo o partido, apoia Evandro Maia (Republicanos). Sobre a capital, as queixas recaem sobre a “usurpação” do tempo de TV. A alegação é que o deputado “sequestra o tempo reservado ao PT no horário eleitoral para dividir o campo progressista em João Pessoa, tornando-se instrumento da direita em João Pessoa”.

Sônia Braga fala ainda em dívidas de campanha, que poderão sobrar para o PT. “Além dos prejuízos políticos já doados, a campanha de Anisio Maia causará graves prejuízos financeiros, contraindo dividas que foram desautorizadas pelas instâncias partidárias, a exemplo das despesas para a contrafação da agência que produz os programas indevidamente utilizados no horário eleitoral”.

“Considerando a urgência da caso, SOLICITO que a representação seja encaminhada pela Comissão Executiva Nacional para que, conforme previsto no artigo 234 do Estatuto, seja notificado imediatamente o Deputado Estadual Anisio Maia, para que seja aplicada a pena de cancelamento do registro da candidatura na Justiça Eleitoral e a expulsão simultânea, de acordo com o que prevê o artigo 229 do Estatuto do PT”, diz a representação.

Redação com Jornaldapariba

Últimas notícias

PMCG inicia instalação de aeradores no Açude Velho para melhorar qualidade da água

Como parte do conjunto de ações emergenciais, definidas a partir de estudos técnicos e científicos,…

27 de janeiro de 2026

Jovem morre em grave acidente entre moto e ônibus após sair do trabalho, em Campina Grande

Uma volta para casa trágica. Um jovem identificado como Marcus Henrique Pereira Vidal morreu após…

27 de janeiro de 2026

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026