Categorias: Política

Dilma quer criar programa para ensino médio inspirado no ProUni

PUBLICIDADE

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou em entrevista para rádio nesta segunda-feira (19) que pretende criar um programa para facilitar o acesso de estudantes a vagas em escolas particulares para cursar o ensino médio. A medida é parte das iniciativas que ela diz acreditar serem necessárias para melhorar a qualidade da educação. Ela foi ouvida pela Rádio Paiquerê FM, de Londrina. No Twiiter, ela batizou a iniciativa de ProMédio.

A proposta é inspirada no Programa Universidade para Todos (ProUNi), ação do governo federal que concede bolsas de estudo em universidade privadas. O candidato do PSDB, José Serra, disse em junho ter intenção de ampliar o programa para o ensino técnico.

"Hoje está saindo os dados do Enem, que é o exame das escolas de ensino médio. Ficou claro que as escolas, tanto as estaduais quanto as municipais, se saíram bastante mal", disse.

"Considerando que 85% das escolas de ensino médio são públicas, nosso compromisso é com a melhoria dessas escolas." Dilma disse que a primeira medida do seu governo seria reforçar a qualidade das escolas públicas "através da qualificação do professor". Ela citou a formação e melhores salários como estratégias.

A segunda proposta do plano para melhorar o nível dos alunos do ensino médio é criar vagas em escolas privadas. Ela apontou dois mecanismos: bolsas e financiamento. "Nós também queremos criar vagas nas escolas privadas da mesma forma usando dois mecanismos. Um mecanismo bolsa, que é igual ao ProUni, e um financiamento com prazos muito longos e baixíssimo juro".

Na proposta de Dilma, o financiamento poderia receber descontos de até 100% em determinadas situações. "Caso o garoto formado preste serviço civil, ou seja, vai exercer sua profissão aonde seja necessário no Brasil, ele tem um enorme desconto. Ele vai receber uma quantia e além disso tem um desconto que às vezes chegará a 100% da sua bolsa, por exemplo, se ele for médico."

Pós-graduação com Lula
A ex-ministra-chefe da Casa Civil destacou sua relação de proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Com Lula fiz uma espécie de pós-graduação na administração pública.”

Ela ressaltou que Lula será importante em uma eventual nova gestão petista e destacou que os partidos da base aliada também terão espaço importante no governo. "O Brasil é um país muito diversificado para ser governado por um partido só. Nós vemos o Brasil governado por uma coalisão", disse.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024