A Paraíba o tempo todo  |

Dilma quer criar programa para ensino médio inspirado no ProUni

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou em entrevista para rádio nesta segunda-feira (19) que pretende criar um programa para facilitar o acesso de estudantes a vagas em escolas particulares para cursar o ensino médio. A medida é parte das iniciativas que ela diz acreditar serem necessárias para melhorar a qualidade da educação. Ela foi ouvida pela Rádio Paiquerê FM, de Londrina. No Twiiter, ela batizou a iniciativa de ProMédio.

A proposta é inspirada no Programa Universidade para Todos (ProUNi), ação do governo federal que concede bolsas de estudo em universidade privadas. O candidato do PSDB, José Serra, disse em junho ter intenção de ampliar o programa para o ensino técnico.

"Hoje está saindo os dados do Enem, que é o exame das escolas de ensino médio. Ficou claro que as escolas, tanto as estaduais quanto as municipais, se saíram bastante mal", disse.

"Considerando que 85% das escolas de ensino médio são públicas, nosso compromisso é com a melhoria dessas escolas." Dilma disse que a primeira medida do seu governo seria reforçar a qualidade das escolas públicas "através da qualificação do professor". Ela citou a formação e melhores salários como estratégias.

A segunda proposta do plano para melhorar o nível dos alunos do ensino médio é criar vagas em escolas privadas. Ela apontou dois mecanismos: bolsas e financiamento. "Nós também queremos criar vagas nas escolas privadas da mesma forma usando dois mecanismos. Um mecanismo bolsa, que é igual ao ProUni, e um financiamento com prazos muito longos e baixíssimo juro".

Na proposta de Dilma, o financiamento poderia receber descontos de até 100% em determinadas situações. "Caso o garoto formado preste serviço civil, ou seja, vai exercer sua profissão aonde seja necessário no Brasil, ele tem um enorme desconto. Ele vai receber uma quantia e além disso tem um desconto que às vezes chegará a 100% da sua bolsa, por exemplo, se ele for médico."

Pós-graduação com Lula
A ex-ministra-chefe da Casa Civil destacou sua relação de proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Com Lula fiz uma espécie de pós-graduação na administração pública.”

Ela ressaltou que Lula será importante em uma eventual nova gestão petista e destacou que os partidos da base aliada também terão espaço importante no governo. "O Brasil é um país muito diversificado para ser governado por um partido só. Nós vemos o Brasil governado por uma coalisão", disse.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe