Categorias: Política

Dilma quer criar programa para ensino médio inspirado no ProUni

PUBLICIDADE

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou em entrevista para rádio nesta segunda-feira (19) que pretende criar um programa para facilitar o acesso de estudantes a vagas em escolas particulares para cursar o ensino médio. A medida é parte das iniciativas que ela diz acreditar serem necessárias para melhorar a qualidade da educação. Ela foi ouvida pela Rádio Paiquerê FM, de Londrina. No Twiiter, ela batizou a iniciativa de ProMédio.

A proposta é inspirada no Programa Universidade para Todos (ProUNi), ação do governo federal que concede bolsas de estudo em universidade privadas. O candidato do PSDB, José Serra, disse em junho ter intenção de ampliar o programa para o ensino técnico.

"Hoje está saindo os dados do Enem, que é o exame das escolas de ensino médio. Ficou claro que as escolas, tanto as estaduais quanto as municipais, se saíram bastante mal", disse.

"Considerando que 85% das escolas de ensino médio são públicas, nosso compromisso é com a melhoria dessas escolas." Dilma disse que a primeira medida do seu governo seria reforçar a qualidade das escolas públicas "através da qualificação do professor". Ela citou a formação e melhores salários como estratégias.

A segunda proposta do plano para melhorar o nível dos alunos do ensino médio é criar vagas em escolas privadas. Ela apontou dois mecanismos: bolsas e financiamento. "Nós também queremos criar vagas nas escolas privadas da mesma forma usando dois mecanismos. Um mecanismo bolsa, que é igual ao ProUni, e um financiamento com prazos muito longos e baixíssimo juro".

Na proposta de Dilma, o financiamento poderia receber descontos de até 100% em determinadas situações. "Caso o garoto formado preste serviço civil, ou seja, vai exercer sua profissão aonde seja necessário no Brasil, ele tem um enorme desconto. Ele vai receber uma quantia e além disso tem um desconto que às vezes chegará a 100% da sua bolsa, por exemplo, se ele for médico."

Pós-graduação com Lula
A ex-ministra-chefe da Casa Civil destacou sua relação de proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Com Lula fiz uma espécie de pós-graduação na administração pública.”

Ela ressaltou que Lula será importante em uma eventual nova gestão petista e destacou que os partidos da base aliada também terão espaço importante no governo. "O Brasil é um país muito diversificado para ser governado por um partido só. Nós vemos o Brasil governado por uma coalisão", disse.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da Câmara Federal, Hugo Motta faz balanço positivo de 2025 e aponta desafios para o ano eleitoral

Ao fazer o balanço de 2025, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),…

24 de dezembro de 2025

André Coutinho, Ricardo Barbosa e Walber Virgolino divulgam foto e movimentam bastidores da política em Cabedelo

Uma foto publicada nas redes sociais pelos ex-prefeito de Cabedelo André Coutinho (Avante), pelo presidente…

24 de dezembro de 2025

Conta de luz começa 2026 com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra em janeiro

O início de 2026 trará um alívio direto para o bolso dos consumidores. A tarifa…

24 de dezembro de 2025

Diário Oficial confirma reajuste do salário mínimo para R$ 1.621 a partir de 1º de janeiro

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (24), traz o Decreto nº 12.797 , assinado pelo presidente…

24 de dezembro de 2025

Defesa, meio de campo e ataque: Botafogo anuncia chegada de quatro reforços para temporada 2026

Nesta véspera de Natal (24), o Botafogo-PB resolver presentear a torcida com o anuncio da…

24 de dezembro de 2025

Mais uma cidade da Paraíba tem situação de emergência reconhecida por conta da estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu,…

24 de dezembro de 2025