Categorias: Política

Descaso da PMJP: placas e monumentos se deterioram na capital, por falta de manutenção

Pichações, ferrugem, depredações e sujeira revelam a sombra do descaso e falta de manutenção nos monumentos, tanto históricos quanto contemporâneos, da cidade de João Pessoa. Seja nas rotatórias espalhadas pelos principais pontos da cidade ou no esquecido Centro Histórico, é fácil perceber o abandono das esculturas que deveriam deixar a capital paraibana mais bonita.

 

Um caso recente que retrata essa realidade foi a queda do monumento Revoar, localizado na rotatória do Bessa Shopping, no bairro do Bessa. Na semana passada, devido às chuvas fortes, a obra de arte ganhadora do Primeiro Concurso Público de Obras de Arte Jackson Ribeiro, com visíveis sinais de ferrugem, se desprendeu de sua base e tombou.

 

A obra é do artista plástico paraibano Luiz de Farias Barroso. O artista plástico ganhou o concurso em 2009 e teve seu monumento inaugurado em 2010, durante a gestão do então prefeito Luciano Agra (PSB).

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Humano de João Pessoa (Sedurb), o motivo do tombamento foi a maresia devido a localidade do monumento e as chuvas fortes que ocorreram durante o período da queda. O diretor de paisagismo da Sedurb, Sérgio Chaves, informou que estava no planejamento da prefeitura revitalizar a escultura antes do ocorrido. “Estava nos nossos planos já restaurar esse monumento do Bessa, inclusive iríamos levar a metalúrgica até lá para efetuar a manutenção”, disse. Ainda segundo o diretor, a escultura foi levada para uma metalúrgica que deverá realizar as restaurações necessárias para a obra ser recolocada na cidade.

 

Por outro lado, o artista criador da obra acredita que o motivo tenha sido a falta de manutenção por parte dos órgãos responsáveis. De acordo com ele, ocorreu um acidente no ano de 2016 na localidade do monumento. O artista explicou que o impacto desestabilizou a base da escultura.

 

“Como meu filho mora próximo do local onde a obra está localizada, ele me informou na época que um carro bateu na escultura, causando um problema na base. É uma peça de 4 metros de altura, com a base abalada ela não suportou”, disse.

 

Apesar do acidente ter ocorrido há quase dois anos nada foi feito para recuperar o monumento durante esse período. Barroso conta que entrou em contato com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) na época, órgão responsável pelo concurso que premiou o artista, mas a informação repassada foi que a prefeitura não poderia fazer o trabalho de revitalização da obra. “A queda foi em virtude da falta de cuidado com a estrutura. Quando solicitei a ajuda para tentar solucionar o problema me pediram uma papelada que, na minha opinião, não seria necessária. Mas eu repassei tudo e eles me informaram que não podiam fazer nada no momento”, comentou.

 

 

Redação

Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Defesa confirma que João Lima vai se apresentar à polícia em JP; áudios revelam que cantor alegava “esquecer” agressões

O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…

26 de janeiro de 2026

Troca de tiros com a PM deixa homem ferido e outro preso em João Pessoa

Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026