Categorias: Política

Deputado da PB pede prioridade a casais LGBT no Casa Verde e Amarela

PUBLICIDADE

O deputado federal Rafafá (PSDB) apresentou o projeto de lei nº 1946/21 para incluir famílias formadas por casais homoafetivos no grupo a ser priorizado na seleção e hierarquização dos beneficiários do Programa Casa Verde e Amarela, conhecido anteriormente como ‘Minha Casa, Minha Vida’.  Defensor da causa LGBTQIA+ na Câmara dos Deputados, o parlamentar lamenta o preconceito e homofobia existentes também nos processos de seleção de beneficiários em programas sociais no País e busca reduzir a discriminação e garantir o acesso a essas propostas.

“Somos um país marcado pela violência e preconceito à comunidade LGBTQIA+ e seria até ingenuidade acreditar que a conquista a direitos e projetos seriam fáceis de acontecer. Esse projeto é uma forma de tentar amenizar essas desigualdades, já que na prática, a estrutura familiar heterossexual tradicional ainda é a única aceita com facilidade e não se encaixar nesse formato traz empecilhos e barreiras para cidadãos que não se enquadram nesse contexto”, pontuou.

De acordo com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), desde 2011, o Brasil já registrou 127.217 uniões entre casais homossexuais. Apesar do avanço em direitos civis, dados do Grupo Gay Brasil (GGB) mostram que, a cada 23 horas, uma pessoa é morta por homofobia no Brasil, que por 12 anos seguidos, ocupa o primeiro lugar no ranking de assassinatos de transexuais conforme o observatório americano Trans Murder Monitoring.

Ao apresentar o projeto, Rafafá ressaltou que incluindo o grupo entre as prioridades no processo de seleção aos benefícicos, garante o direito à moradia a um grupo discriminado e que já enfrenta diversas dificuldades no país. O Projeto altera a lei nº 14.118, e caso aprovado, fará com que a legislação aplique os critérios de seleção para casais homoafetivos assim como já prevê a prioridade para famílias que tenham a mulher como responsável pela unidade, pessoas com deficiência ou idosos no núcleo.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Flamengo desafia o poderoso PSG no Catar por segundo título da Copa Intercontinental

O Flamengo desafia o poderoso Paris Saint-Germain disposto a encerrar a temporada com cinco taças. Campeão estadual, da Supercopa…

17 de dezembro de 2025

Operação da Polícia Militar apreende 61 tabletes de drogas em JP

Uma operação da Polícia Militar da Paraíba, realizada na madrugada desta quarta-feira (17), resultou na…

17 de dezembro de 2025

Ex-policial militar investigado por fraudes em concursos morre em Patos

O ex-policial militar Wanderlan Limeira de Sousa, de 44 anos, morreu nessa terça-feira (16) na…

17 de dezembro de 2025

Preço do litro de gasolina comum em João Pessoa oscila até R$ 0,24 entre postos

O preço da gasolina para pagamento à vista está oscilando entre R$ 5,75 (Ferrari –…

17 de dezembro de 2025

Atuação de Aguinaldo e Hugo Motta garante aprovação de ajuste fiscal que impacta bets, fintechs e JCP

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (16) um projeto considerado estratégico para o equilíbrio…

17 de dezembro de 2025

Adriano Galdino brinca e expões corrida de deputados por cadeira no TCE-PB: “É muita gente querendo”

Durante a Sessão Ordinária itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizada em Pocinhos, o…

17 de dezembro de 2025