A Paraíba o tempo todo  |

Delegação vai discutir projetos com Unger

Uma delegação da Paraíba vai a Brasília apresentar propostas de desenvolvimento para o Estado. Este é um dos resultados da visita do ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, à Paraíba. A convite de Unger, que esteve na Paraíba nestas quarta e quinta-feira, dentro de quinze dias o governador José Maranhão encaminhará a Brasília uma delegação formada por secretários do Governo da Paraíba, representantes da classe empresarial e da sociedade civil, para reunião de trabalho com equipes do ministro e de diversos ministérios.

De acordo com Mangabeira Unger, o encontro de trabalho definirá o elenco de ações exemplares que devam merecer a atenção prioritária, visando o crescimento do Estado.

O governador José Maranhão, convocou, de imediato, os secretários Francisco Sarmento (Infraestrutura e Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente), Sales Gaudêncio (Educação), José Maria de França (Saúde), e convidou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco Buega Gadelha, a integrar a delegação paraibana.

Maranhão anunciou, ainda, que o secretário do Planejamento, a ser nomeado, também vai compor a missão da Paraíba. Outros representantes dos segmentos do empresariado nas áreas do comércio, agricultura e da pecuária, serão convidados pelo governador. Ele assegurou que a Paraíba, além da vontade de participar do projeto apresentado pelo ministro Unger, de desenvolver a região Nordeste, abraça o desafio de enfrentar os problemas que também atingem o Estado.O ministro Unger anunciou que o próximo momento decisivo para o projeto será o Fórum dos Governadores do Nordeste, que acontecerá em Natal-RN. “Será um momento importante para aprofundar a discussão do projeto que é do Estado Brasileiro, não apenas um plano do Governo Lula”, disse Unger. Maranhão garantiu que, já no Fórum dos Governadores, a Paraíba apresentará uma proposta concreta sobre os temas discutidos no Palácio da Redenção. O subsecretário Ariel Pares, presente à reunião desta quinta-feira, será o interlocutor com o Governo da Paraíba, designado pelo ministro Unger.

A convocação da delegação paraibana foi feita pelo governador em plena reunião com o ministro. Unger, em sua viagem pelo Nordeste, ficou impressionado com duas coisas, uma delas é o vigor do empreendedorismo emergente, com dezenas de milhares de pequenos e médios empreendimentos. O ministro disse que é preciso organizar a comercialização dos produtos, para libertar o produtor dos atravessadores e organizar uma transferência de práticas, tecnologias e conhecimentos avançados para essa multidão de empreendimentos emergentes. A segunda coisa que mais impressiona na região é o dinamismo inventivo e tecnológico difuso em todo lugar, disse Mangueira Unger.

O ministro destacou que a visita à Paraíba objetivou conhecer as potencialidades do Estado e discutir projetos. A meta é o desenvolvimento do Nordeste, a partir de encontros com governadores, empresários e a sociedade civil. “O objetivo dessa ação é identificar um conjunto de iniciativas concretas, que se prestem a uma colaboração federativa, que possa se inspirar no exemplo daquilo que já deu certo no Nordeste, e que possam começar agora em 2009, abrindo uma porta para os futuros Governos da República”, declarou o ministro.

A reunião de trabalho no Salão Nobre do Palácio da Redenção contou com a participação dos secretários do Governo do Estado, do vice-prefeito de João Pessoa, Laciano Agra, que representou o prefeito Ricardo Coutinho, do presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha, do deputado federal Marcondes Gadelha, e de deputados estaduais, além dos técnicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos.
 

 

SECOM

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe