Por pbagora.com.br

Uma delegação da Paraíba vai a Brasília apresentar propostas de desenvolvimento para o Estado. Este é um dos resultados da visita do ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, à Paraíba. A convite de Unger, que esteve na Paraíba nestas quarta e quinta-feira, dentro de quinze dias o governador José Maranhão encaminhará a Brasília uma delegação formada por secretários do Governo da Paraíba, representantes da classe empresarial e da sociedade civil, para reunião de trabalho com equipes do ministro e de diversos ministérios.

De acordo com Mangabeira Unger, o encontro de trabalho definirá o elenco de ações exemplares que devam merecer a atenção prioritária, visando o crescimento do Estado.

O governador José Maranhão, convocou, de imediato, os secretários Francisco Sarmento (Infraestrutura e Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente), Sales Gaudêncio (Educação), José Maria de França (Saúde), e convidou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco Buega Gadelha, a integrar a delegação paraibana.

Maranhão anunciou, ainda, que o secretário do Planejamento, a ser nomeado, também vai compor a missão da Paraíba. Outros representantes dos segmentos do empresariado nas áreas do comércio, agricultura e da pecuária, serão convidados pelo governador. Ele assegurou que a Paraíba, além da vontade de participar do projeto apresentado pelo ministro Unger, de desenvolver a região Nordeste, abraça o desafio de enfrentar os problemas que também atingem o Estado.O ministro Unger anunciou que o próximo momento decisivo para o projeto será o Fórum dos Governadores do Nordeste, que acontecerá em Natal-RN. “Será um momento importante para aprofundar a discussão do projeto que é do Estado Brasileiro, não apenas um plano do Governo Lula”, disse Unger. Maranhão garantiu que, já no Fórum dos Governadores, a Paraíba apresentará uma proposta concreta sobre os temas discutidos no Palácio da Redenção. O subsecretário Ariel Pares, presente à reunião desta quinta-feira, será o interlocutor com o Governo da Paraíba, designado pelo ministro Unger.

A convocação da delegação paraibana foi feita pelo governador em plena reunião com o ministro. Unger, em sua viagem pelo Nordeste, ficou impressionado com duas coisas, uma delas é o vigor do empreendedorismo emergente, com dezenas de milhares de pequenos e médios empreendimentos. O ministro disse que é preciso organizar a comercialização dos produtos, para libertar o produtor dos atravessadores e organizar uma transferência de práticas, tecnologias e conhecimentos avançados para essa multidão de empreendimentos emergentes. A segunda coisa que mais impressiona na região é o dinamismo inventivo e tecnológico difuso em todo lugar, disse Mangueira Unger.

O ministro destacou que a visita à Paraíba objetivou conhecer as potencialidades do Estado e discutir projetos. A meta é o desenvolvimento do Nordeste, a partir de encontros com governadores, empresários e a sociedade civil. “O objetivo dessa ação é identificar um conjunto de iniciativas concretas, que se prestem a uma colaboração federativa, que possa se inspirar no exemplo daquilo que já deu certo no Nordeste, e que possam começar agora em 2009, abrindo uma porta para os futuros Governos da República”, declarou o ministro.

A reunião de trabalho no Salão Nobre do Palácio da Redenção contou com a participação dos secretários do Governo do Estado, do vice-prefeito de João Pessoa, Laciano Agra, que representou o prefeito Ricardo Coutinho, do presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha, do deputado federal Marcondes Gadelha, e de deputados estaduais, além dos técnicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos.
 

 

SECOM

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

RC não participa de debate nesta quinta e fará live no mesmo horário

O ex-governador e agora pré-candidato do PSB na disputa eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa, Ricardo Coutinho, não participará do primeiro debate entre candidatos da disputa que será realizado nesta…

“Nada de institucional”, diz presidente estadual do PCdoB sobre Bolsonaro na PB

Nem tudo vai ser mar de flores para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que visita hoje (17) a cidade de Coremas, no Sertão da Paraíba. Segundo a presidente estadual…