Categorias: Política

Debate termina em confusão em Natal

A eloquência com que o deputado federal e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, defendeu a transposição de água do rio São Francisco, ontem, no Encontro Regional da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale/NE), terminou prejudicando o debate sobre o projeto destinado a perenizar rios secos nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, garantindo o abastecimento de 12 milhões de nordestinos que vivem no Semi-Árido.

Ciro usou termos duros como oportunistas, estúpidos, abestalhados, canalhice, mentes pobres e interesses políticos safados para criticar as ações dos opositores do projeto. E não se conteve ao se referir ao bispo de Barra (BA), D. Flávio Cappio, que chegou a fazer greve de fome em 2007 numa tentativa de impedir o início das obras da transposição. “Aquele padreco meteu um moralismo estúpido contra o agronegócio”, disse, acusando o religioso de usar argumentos falsos perante a opinião pública.

Quarenta minutos depois, o resultado: troca de farpas entre o ex-ministro e o deputado Augusto Bezerra, representante da Assembleia Legislativa de Sergipe, e bate-boca entre Bezerra e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Artur Cunha Lima.

Sobrou também para o professor João Abner. Ciro disse que Abner, um dos “contras” aproveitou o debate sobre a transposição para trocar o “anonimato acadêmico da mediocridade por holofote.” O deputado José Dias também criticou o professor da UFRN: “Durante os debates sobre a construção das adutoras no Rio Grande do Norte, o dr. Abner chegou a prever que a Lagoa do Bonfim iria secar. Pelo contrário. A lagoa hoje tem mais água do que antes das adutoras.”

Na abertura oficial, no auditório da Assembleia Legislativa, o deputado Robinson Faria, presidente da Casa, fez uma referência ao ex-ministro Aluízio Alves, “potiguar que muito contribuiu para o florescimento do projeto de transposição”. O deputado lembrou que, a partir do projeto, haverá aumento da oferta hídrica nos açudes de Santa Cruz e na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, hoje responsáveis pelo abastecimento da maior parte dos municípios das regiões do Apodi, Açu, Caicó, Ceara-Mirim e Litoral Norte.

Num evento recheado de personalidades políticas, como o ex-ministro Ciro Gomes, candidato à presidência da República em 2006, e o governador em exercício de Tocantis, Paulo Sidnei Antunes, o seminário contou em sua abertura com as presenças da governadora Wilma de Faria e do Secretaria de Infra-estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho, representando o Ministro Gedel Vieira Lima, da Integração Nacional. Depois de lembrar a importância do debate em torno da transposição do São Francisco e de voltar a pedir pressa na realização de leilões de energia eólica no RN, Wilma de Faria falou da necessidade de se repensar o orçamento do Estado.

 

Da redação com Tribuna do Norte

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026