Categorias: Política

Alcolumbre manifesta indignação com ameaças a senadores e promete medidas

PUBLICIDADE

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, manifestou a sua indignação com as notícias de que senadores estão sendo ameaçados por terem defendido a derrubada do decreto que flexibiliza o porte de armas (Decreto 9.785/2019).
De acordo com a Presidência da Casa, relataram ter recebido ameaças os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES), Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) –integrantes da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que aprovou a derrubada do decreto– e Eduardo Girão (Podemos-CE), além do líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).O relatório do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), será votado nesta terça-feira (18), no plenário do Senad.

Na visão do presidente, é no mínimo preocupante que o direito e o dever do exercício da atividade parlamentar, legitimado pelo voto do povo, “sejam restringidos por meios covardes e, inclusive, de flagrante injustiça e afronta à segurança dos parlamentares”. Davi ainda disse esperar que os que cometem esse tipo de crime repensem seus atos que pesam não só contra a pessoa de cada parlamentar, mas contra a própria manifestação democrática.

“Recebi com indignação as notícias de que senadores da República estão sendo ameaçados por defenderem a derrubada do decreto de armas. É, no mínimo, preocupante que o direito e o dever do exercício da atividade parlamentar, legitimado pelo voto do povo, sejam restringidos por meios covardes e, inclusive, de flagrante injustiça e afronta à segurança dos parlamentares”, diz Alcolumbre.
Ainda na nota, o presidente do Senado –que, pela Constituição, também preside o Congresso Nacional– afirma que tomará “as providências necessárias para garantir a proteção e liberdade de expressão constitucional e política de cada legislador”.

— Como presidente do Congresso, tomarei as providências necessárias para garantir a proteção e a liberdade de expressão constitucional e política de cada legislador — declarou o presidente, por meio do Twitter e de nota pública.
Um dos articuladores para a suspensão do decreto das armas, é o senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (PSB). O projeto (PDL 233/2019) que pode suspender o decreto das armas, de autoria de Randolfe, deve ser votado no Plenário do Senado nesta terça-feira (18).

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado havia aprovado  relatório alternativo do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) que pedia a suspensão do decreto sobre porte de armas, editado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Antes, a comissão havia rejeitado por 15 votos a 9 o parecer que defendia a manutenção do decreto, de autoria do senador Marcos do Val (Cidadania-ES).

Os dispositivos são materialmente inconstitucionais, por regulamentar norma editada pelo Parlamento em sentido precisamente oposto àquele significado que o legislador emprestou originariamente à lei. Ademais, são também formalmente inconstitucionais porque foram estipulados pelo Poder Executivo, ente destituído de competência para inovar a legislação brasileira quanto à matéria, com clara extrapolação de sua competência normativa, que é sujeita e subordinada à lei”, diz o texto de Veneziano.

Ele citou também as evidentes críticas da sociedade ao decreto governamental. “Os números falam. Nós não precisamos nos valer desse discurso fácil, de que a sociedade brasileira está precisando, clamando, cobrando e requerendo armas para se defender. Quando, na verdade, se assim o fizermos, nas proporções e pretensões do presidente da República, nós estaremos levando o país a uma carnificina”, defendeu.

Severino Lopes
PB Agora 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Responsabilidade social cristã no Pacto de Lausanne

Faz quase cinquenta anos que aconteceu o Congresso Internacional de Evangelização Mundial. Em julho de…

30 de abril de 2024

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível por decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Serviços essenciais funcionam normalmente em JP neste feriado de 1º de maio

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de secretarias e órgãos municipais, garante a manutenção…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Colisão entre caminhões na BR-230 deixa motorista preso às ferragens em Santa Rita

Um grave acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (30) na BR-230, próximo a Santa Rita,…

30 de abril de 2024

Paraíba vai ganhar dezoito novas Unidades Básicas de Saúde; CONFIRA

Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (24) um investimento de R$ 1,1 bilhão para…

30 de abril de 2024