Categorias: Política

Crise com governo RC faz deputado se reaproximar do PT

Na volta ninguém se perde: crise entre Luiz Couto e Governo RC faz deputado se reaproximar dos caciques do PT/ PB

Nota de solidariedade e "boas vindas" de Cartaxo sinalizam reconciliação de Couto com o PT/PB

Isolado no governo Ricardo Coutinho após a virulenta polêmica que provocou ao acusar o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, de participar de um plano de encomenda à sua morte, o deputado federal Luiz Couto (PT) começa a dar sinais de que deseja fazer o caminho de volta com a cúpula do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, que há muito tempo mantém rota de colisão.

Prova disso é que o deputado há poucos dias deixou os cargos indicados por ele à disposição do governador, tendo em vista a aliança desfeita entre o Partido dos Trabalhadores e Partido Socialista Brasileiro para as eleições do próximo ano. 

Além disso, Couto desmentiu a versão do governador Ricardo Coutinho de que havia aberto uma sindicância para apurar o caso Walber Virgolino e tomar as devidas providências. Em pronunciamento na Câmara Federal, o petista pela primeira vez não falou a mesma língua do governador e garantiu que não foi procurado em nenhum momento pelo Estado, após revelar o suposto esquema para matá-lo. 

O deputado assegurou que antes do seu pronunciamento na Câmara dos Deputados, tentou revelar o acontecimento ao governador, todavia não obteve êxito. "Tentamos a comunicação via e-mail para o governador, mas não fomos respondidos". 

O diretório do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa divulgou na última sexta-feira (4) uma nota de solidariedade ao deputado federal Luiz Couto (PT), cobrando apuração do suposto plano para matar o deputado e afirmando que tem “orgulho” do trabalho desempenhado por Couto em Brasília. 

Na manhã desta segunda-feira (7) o prefeito Luciano Cartaxo (PT) comentou sobre a reintegração do deputado federal Luiz Couto ao seu grupo político e deu "boas vindas" ao dissidente. Cartaxo disse ter a certeza de que ele e o padre estarão vestindo "a mesma camisa em 2014".

"Não tem mais petista vestindo a camisa do PSB", comemorou o prefeito.

 

Confira a íntegra da nota de solidariedade emitida pelo PT de João Pessoa:

Em decorrência dos últimos acontecimentos informados pela Policia Federal de ameaça de morte ao Deputado Federal Luiz Couto a Executiva Municipal do PT de João Pessoa, vem a público prestar total solidariedade ao nosso companheiro.

Luiz Couto é Deputado Federal em seu terceiro mandato, representando aqueles que acreditam na boa política, sem compra de votos e com expressão de opinião. Seu mandato é reconhecido nacional e internacionalmente. 

O PT tem orgulho da sua luta especifica na defesa dos Direitos Humanos!

Sobre as denúncias apresentadas pelo Deputado, o PT entende que os órgaõs competentes devem imediatamente apurar todos os fatos, inclusive garantindo total segurança e proteção a vida do parlamentar.

Dos setores conservadores que hoje atacam Luiz Couto, tentando desqualificar sua atuação política, não podemos esperar outra coisa que não seja uma postura retrógrada, provinciana e mesquinha. Com estes setores o PT jamais concordará. E entendemos que é justamente com este setor conservador da política paraibana que o atual Governo do Estado vem dialogando e buscando sua sustentação política.

As denúncias apresentadas pelo Deputado são graves, segundo o parlamentar gestores e órgãos do Governo do Estado estão envolvidos em ações criminosas vinculadas ao crime organizado. 

Reafirmamos a urgente necessidade de uma total apuração dos fatos aos órgãos competentes. A denúncia não deve ficar sem resposta!

Luiz Couto sabe que sempre poderá contar com o seu partido para esta luta. 

João Pessoa, 04 de Outubro de 2013.

Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores

 

PB Agora
 

Últimas notícias

Disque 155: Governo da Paraíba divulga canal de denúncias sobre violência infantil

A alegria tomou conta do Bloco Muriçoquinhas do Miramar, nessa negunda-feira (9), em João Pessoa.…

10 de fevereiro de 2026

Carnaval, humor e identidade: Cafuçu ganha documentário com filmagens na Capital

No próximo dia 13 de fevereiro, ocorrerá o início das gravações de um documentário sobre…

10 de fevereiro de 2026

PT da Paraíba inicia reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral para organizar estratégia rumo às eleições

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba realiza nesta terça-feira, às 17h, na sede estadual da…

10 de fevereiro de 2026

Hugo Motta destrava no Congresso debate sobre fim da escala 6×1 e Lula agenda reunião com o paraibano para quinta-feira

Ontem (09), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à Comissão de Constituição e…

10 de fevereiro de 2026

Operação mira suspeitos de fraudes milionárias no Farmácia Popular e cumpre mandados em JP

João Pessoa está entre as cidades alvos da Operação Over The Counter, deflagrada na manhã…

10 de fevereiro de 2026

PF deflagra operação contra grupo suspeito de fraude bancária na Paraíba

Durante a ação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca…

10 de fevereiro de 2026