Categorias: Política

Corrida sucessória em CG já conta com 13 pré-candidaturas

A corrida sucessória em Campina Grande está a todo vapor, a menos de seis meses para as eleições municipais. Enquanto aguardam os prazos legais permitidos pela Justiça Eleitoral para homologar as candidaturas e o período da campanha, os pré-candidatos montam as estratégias para consolidar as candidaturas.

Pelo menos 13 lideranças políticas da oposição e situação já manifestaram desejo de disputar o Palácio do Bispo, na sucessão do prefeito Romero Rodrigues (PSD) e estão em campo, pavimentando caminho para o pleito.

As candidaturas só poderão ser registradas entre 20 de julho e 5 de agosto, período dado pela Justiça Eleitoral para realização das convenções.

Pelas oposições, que buscam retomar o controle político e administrativo na cidade, oito nomes despontam como possíveis candidatos, a maioria ligados ao governador da Paraíba, João Azevedo (sem partido).

Entraram na corrida sucessória na Rainha da Borborema, o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB), o secretário de Desenvolvimento Econômico; Gustavo Feliciano (PDT), a secretária de Articulação Municipal e suplente de deputada federal Ana Cláudia Vital (Podemos), o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros (PSB); o senador Veneziano Vital (PSB), que já governou a cidade por duas vezes e foi o deputado federal mais votado no município no pleito de 2018.

Sonham ainda em encabeçar a chapa majoritária, o vereador Olímpio Oliveira (MDB), o ex-deputado Walter Brito Neto (MDB) e o empresário Artur Bolinha (PSL). Esses três surgem como candidatos independentes, críticos da polarização histórica entre a família Cunha Lima e Vital.

No lado da situação, a disputa interna também é intensa. A expectativa é que o prefeito Romero Rodrigues anuncie antes do carnaval, o nome que deve apoiar na sua sucessão.

Romero tem como pré-candidatos o secretário de Ciência e Tecnologia, o vereador licenciado, Lucas Ribeiro (Progressistas); o secretário de Planejamento, deputado licenciado, Tovar Correia Lima (PSDB); o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB); o chefe de Gabinete e ex-deputado Bruno Cunha Lima (sem partido) e o empresário Dalton Gadelha (PSC).

A eleição, de fato, com propagandas, eventos e o pedido explicito de voto se inicia no dia 16 de agosto, até lá vivemos o período de pré-campanha.

SL
PB Agora

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026