Categorias: Política

Cooperativistas afirmam que setor gera renda para 24 mil mulheres na PB

 O cooperativismo tem despontado como uma oportunidade para que as mulheres assumam o protagonismo, não apenas em um mercado de trabalho que é dominado por homens, mas também de suas próprias vidas. O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB) registrou que o cooperativismo gera renda e trabalho para aproximadamente 24 mil mulheres. Além disso, dos mais de 3 mil trabalhadores que atuam nas cooperativas paraibanas, 2.070 são mulheres.

Maria Nazaré Barbosa é uma dessas mulheres que sobrevivem do trabalho em cooperativas. Ela entrou na Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf) em 2005 e percorreu um longo trajeto até alcançar a presidência, entregando-se de corpo e alma ao trabalho. Hoje, Maria dedica-se exclusivamente à Copaf e afirma que este é um projeto socioeconômico que mudou não apenas a vida dela, mas que segue modificando a realidade de todos os pequenos agricultores familiares envolvidos.

Atualmente, a Copaf conta com 80 mulheres associadas. Uma na gerência executiva, 25 no setor de beneficiamento e 54 no setor de produção. Maria conta que sua renda familiar é baseada exclusivamente na produção dos ovos caipiras e que, mesmo assim, consegue viver bem. Isso porque, somente no ano passado, a Copaf obteve R$ 991.880 em faturamento com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e R$ 894.580 com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Além dela, seu marido, uma sobrinha e um sobrinho também estão trabalhando na cooperativa localizada no município de São Sebastião de Lagoa de Roça. Segundo Maria Nazaré, o cooperativismo apareceu como uma solução para todo pequeno produtor. “Ninguém sendo pequeno consegue avançar sozinho. Produção, seguir a legislação vigente no país, registros sanitários e ainda alcançar o mercado 100% capitalista”, explica sobre as principais dificuldades para o trabalhador do campo. Dessa forma, ela aponta que produzir com a colaboração de pessoas que atuam neste mesmo segmento, é a melhor forma de ascender ou, pelo menos, manter um faturamento estável e que permita ao pequeno produtor sobreviver.

Redação

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026