Categorias: Política

Contratações da FIAT: Cícero critica omissão do Governo da PB à reserva criada por Pernambuco

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) ocupou a tribuna do Senado para relatar dois fatos que, segundo ele, fazem seus olhos chorar. O registro em ata, com apresentação de Voto de Pesar, pelo falecimento dos 13 paraibanos no acidente ocorrido no último domingo (4), na BR-230, entre São Mamede e Patos. E o anúncio da reserva dos quase 7 mil empregos, que beneficiarão apenas trabalhadores de Pernambuco, com a chegada da nova fábrica da FIAT, em Goiana, divisa PE/PB.

 

Cícero Lucena lamentou a decisão e cobrou uma posição firme do Governo da Paraíba. “Estamos reconstruindo o Muro de Berlim com muito interesse na desigualdade regional. Não se faz política regional com essa prática que nós estamos vendo ser anunciada pelo Governo de Pernambuco, com todo o respeito, porque está no direito de lutar pelo desenvolvimento do seu Estado e dos seus conterrâneos”.

 

Para Cícero Lucena, a política de reserva nas contratações da FIAT é discriminatória. “Eu lamento em nome de todos os paraibanos. A fábrica é em Pernambuco, mas a renúncia fiscal é do Brasil – é de Pernambuco, mas é do Brasil – porque têm de contratar só de Pernambuco? Então, esse é o choro do meu olho, é a tristeza de estar vendo, de uma forma clara e nunca vista, você ter a discriminação”, questionou.

O parlamentar criticou a submissão do governador da Paraíba ao presidente nacional do seu partido. “O sentimento que, hoje, norteia a Paraíba e os paraibanos é um processo de submissão e de omissão por parte do governador atual do nosso Estado”, afirmou. Para ilustrar, o senador citou o exemplo da proposta de construção do Porto de Águas Profundas. “O governador da Paraíba disse que não precisava porque já tinha SUAPE. Em março deste ano, o governador de Pernambuco anunciou um novo porto para o Estado de Pernambuco, e, pasmem, na fronteira com a Paraíba”, lamentou.

 

Voto de Pesar

 

O senador apresentou Voto de Pesar, subscrito pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), pelo falecimento das vítimas do acidente automobilístico ocorrido na noite do último domingo, na BR-230, entre os municípios de São Mamede e Patos, no Sertão da Paraíba. “Com pesar e em nome do povo da Paraíba, apresento minha solidariedade, bem como solicito ao Senado Federal, o envio de condolências aos familiares das vítimas”, registrou.


Assessoria

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026