Categorias: Política

Começa nesta terça-feira (17) prazo para eleitor faltoso regularizar situação

PUBLICIDADE

Começa a contar, a partir de hoje, o prazo de 60 dias para o eleitor, que deixou de votar e não se justificou nas três últimas eleições, regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. O eleitor que se encontra nessa situação deve comparecer ao cartório eleitoral entre 16 de fevereiro e 16 de abril, a fim de regularizar a situação, para que seu título não seja cancelado.

Os documentos necessários para regularização da situação eleitoral são: documento de identidade, comprovante de residência, título eleitoral e os comprovantes de justificativa ou de recolhimento de multa.

Em Mato Grosso do Sul, há 9.375 títulos eleitorais passíveis de cancelamento. Os Eleitores que se encontram nesta situação, e não comparecerem ao Cartório Eleitoral, terão seu título cancelado. Não estão sujeitos ao cancelamento aqueles que não votaram, mas cujo voto é facultativo, ou seja, os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que têm entre 16 e 18 anos.

O eleitor que deixou de votar, não pagou a respectiva multa ou não apresentou justificativa de ausência às urnas, além de ter seu título cancelado, pode sofrer algumas restrições ao exercício de direitos essenciais à cidadania, tais como: retirar documento de identidade, CPF ou passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, inscrever-se em concurso público, assumir cargo público, participar de concorrências em órgãos públicos, obter empréstimo na rede bancária oficial, praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, e, se for servidor público, não recebe sequer o salário correspondente ao segundo mês subseqüente ao da eleição.

Na página do TSE na internet (www.tse.gov.br), o eleitor poderá acessar o link “consulta ao título de eleitor”, para saber se o nome consta na lista de faltosos.

 

TSE

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ataque a agência bancária: secretário garante empenho para prender criminosos e diz que foco é manter redução desse crime

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, abordou o recente…

5 de maio de 2024

Mídia nacional revela que cidade paraibana com menos de 15 mil habitantes vai torrar R$ 2,6 milhões em shows

Em reportagem de capa da coluna Radar da Veja, neste domingo, a coluna trouxe uma…

5 de maio de 2024

Parque Arruda Câmara é refúgio de animais exóticos, originários de outros países

Mimi, Leona, Raj, Bahuan, Alagoana, Jeni, Flecha e Anastácia. Esses são os nomes de alguns…

5 de maio de 2024

Polícia prende suspeito de tráfico de drogas em Cabedelo

A Polícia Militar prendeu, nesse sábado (4), um homem suspeito de tráfico de drogas, em…

5 de maio de 2024

Paraíba tem quase 40 trechos de praias impróprios para banho neste domingo

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que…

5 de maio de 2024

Policiais do 6º BPM detém suspeitos de assalto a ótica em Cajazeiras

No decorrer do fim de semana, policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam…

5 de maio de 2024