Categorias: Política

Com quem será?

PUBLICIDADE

    Pelo menos a julgar pelo cenário de hoje, a disputa para o governo do estado em 2010 está polarizada entre o prefeito Ricardo Coutinho e o governador José Maranhão, rigorosamente empatados na pesquisa exclusiva do portal PBAgora. Dois políticos ávidos pelo poder, que já foram aliados (ainda não romperam oficialmente) e que não medirão esforços para levar a cabo seus projetos ambiciosos.

    Maranhão ainda tem um ano e meio para mostrar a que veio – por enquanto, só é bom mesmo em nomeações. O ex-mestre de obras tem que definir um norte para sua curta e até agora confusa administração, além de acertar a regência da orquestra desafinada de sua própria bancada na Assembléia Legislativa. Terá muito a fazer para convencer a população de que foi melhor para a Paraíba trocar Cássio por ele; que ser biônico não é tão ruim como parece e que nem sempre o eleitor tem razão.

    Já Ricardo tem obras a mostrar (ainda que algumas rachadas), tem o sucesso do Empreender-JP e outras vitórias a serem festejadas e ilustradas em luxuosas publicações de prestação de contas. Maranhão mostrou o quê até agora?

    Mas Ricardo, que já esnobou Maranhão e se deu mal, sabe que não pode menosprezar seu principal adversário, sabe que, mais do que nunca, suas futuras alianças serão de fundamental importância para conseguir seu maior objetivo político: sentar na cadeira de governador e ampliar seus horizontes além-ponte Sanhauá.

    Maranhão tem a seu favor um vasto eleitorado interior adentro, que foi e poderá novamente ser vencido pela força dos Cunha Lima. Tem aliados fiéis, obstinados, além de muitos amigos influentes. Tem uma história como governador em tempos passados, enquanto Ricardo até hoje é um ilustre desconhecido em muitos recantos do Estado.

    É o “velho” contra o “novo”. O “velho” com uma tradição, mas também com o peso do desgaste e da rejeição (ver pesquisa). E o “novo” buscando cavar espaços para se consolidar no cenário estadual, o que só será possível com alianças de qualidade.

    Será um embate memorável, a se cumprir as previsões publicadas neste portal. Num eventual segundo turno, Cássio já deixou claro que estará com Ricardo Coutinho.

    A dúvida é: e Cícero, a quem Cássio faz juras de amor eterno, estará com quem?

 

    Alfinetada

 

    Não será fácil para Cícero engolir essa “aliança natural” entra cassistas e ricardistas. Hoje pela manhã, mais uma vez, o prefeito não perdeu a oportunidade de alfinetar Lucena, ao discursar na abertura da Semana da Cidadania, do Focco. Queixou-se da “falta de transparência” do seu antecessor.

   

    Cassista ou anti-maranhista?

 

    O meu colega Luis Tôrres acredita que Ricardo Coutinho pode ganhar os dois títulos. Sei não, desconfiado como só ele, Ricardo não pode – e nem quer – ser chamado de “cassista”. Afinal, ele tem um ego elevado e conta com seus próprios seguidores, os “ricardistas”. Anti-maranhista, tudo bem, ele assume numa boa.

    Mas se o povo lhe colocar o selo de “cassista”, não tem “coletivo” que tire.
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024