Categorias: Política

Chapa puro-sangue: Diogo Cunha Lima será vice de Romero

PUBLICIDADE

A primeira pergunta que faço é a seguinte: o campinense terá coragem de derrotar o filho do senador Cássio Cunha Lima? A segunda é: Cássio vai tirar de Romero Rodrigues a chance de disputar a prefeitura de Campina? Ora, Romero é hoje o candidato com maior potencial de crescimento e menor rejeição. Sendo assim, uma chapa com Romero prefeito e Diogo vice, faz dos candidatos de Veneziano meros figurantes nas eleições de 2012.

Não preciso lembrar que a eleição campinense tende a ser de Oposição. Veneziano faz cumprir a velha máxima de que todo segundo mandato é ruim. Com uma avaliação de governo péssima, o cabeludo de Campina tenta, mas não consegue emplacar um candidato com densidade eleitoral. Prova disso é que hoje a melhor alternativa para Veneziano é a deputada Daniella Ribeiro, até poucas semanas atrás opositora ferrenha ao prefeito.

Veneziano centralizou tanto a administração de Campina que não conseguiu criar um sucessor (ou sucessora). Característica comum a governos personalistas, de fazer inveja ao camarada Joseph Stalin. Tal prática é bem parecida com a do governador Ricardo Coutinho, famoso por centralizar as ações politicas em torno de si.

A verdade é que, com todo o poder municipal, Veneziano não conseguiu criar nenhum sucessor. Apela hoje pela a neófita Tatiana Medeiros. Desprezando antigos companheiros políticos como o deputado Alexandre Almeida e o vice-prefeito Zé Luiz, Veneziano mostra que não difere muito de Maranhão em sua prática política. Ou seja: para aliados antigos, nada. Para os novos, tudo!

Voltando ao assunto central, sabemos que Diogo Cunha Lima desponta nas pesquisas, mas apenas por ser o filho do homem (Cássio). Sem postura política própria, Diogo se torna uma candidatura facilmente destrutível pelo marketing político, pois não terá a mesma consistência e experiência de Romero Rodrigues, ex-secretário, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal de Campina, ex-deputado estadual e agora deputado federal. Mas como candidato a vice-prefeito, Diogo torna-se o trunfo que a Oposição precisava. Pois para o campinense, Diogo passa a representar a figura do próprio Cássio Cunha Lima na eleição.

2012 bate na porta.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024